AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Nesta máquina, em Águeda, os seus resíduos valem pontos

Ambiente

E se lhe disséssemos que existe uma máquina, em Águeda, que lhe atribui pontos pelos resíduos que nela deposita? E se acrescentássemos que pode utilizar os pontos obtidos para adquirir sacos reutilizáveis, ir à piscina ou visitar um museu?

Esta máquina de recolha seletiva de resíduos é única na região, é de utilização gratuita e já está instalada no mercado municipal.

Ao depositar resíduos, a máquina emite um talão que traduz os resíduos introduzidos em pontos: Cinco pontos é quanto vale uma garrafa de plástico, três se depositar uma lata e dois pontos caso introduza uma garrafa de vidro.

Os pontos acumulados poderão depois ser trocados por diversos materiais (sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem ou redutores de caudal), bem como por entradas nas piscinas municipais ou em espaços museológicos, como o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.

Para trocar os seus pontos, deverá dirigir-se à sede do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, na Rua Luís de Camões ou ao posto de turismo da cidade.

Em 2021, prevê-se que os pontos obtidos possam também passar a ser trocados por descontos no comércio aguedense.

O objetivo deste projeto, cofinanciado pelo Fundo Ambiental e que arrancou na Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, é mobilizar a comunidade para a valorização dos resíduos, evitando a sua indevida deposição nos contentores de lixo indiferenciado.

Importa ainda referir que, através da parceria estabelecida com a ERSUC e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda, pelos resíduos valorizados e encaminhados, uma quantia monetária reverte para os bombeiros. “Estamos a cuidar do ambiente, a tornar este nosso mundo mais sustentável e ao mesmo tempo a apoiar os nossos bombeiros. É um grande desafio”, reparou Jorge Almeida, presidente da câmara municipal de Águeda.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.