AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Em São Salvador, crianças do 1º Ciclo são “Agentes da Cidadania”

Sociedade

A Junta de Freguesia de São Salvador editou e distribuiu o livro “Agente de Cidadania” a cerca de 600 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Trata-se de uma edição que sensibiliza os mais novos para a cidadania, ou seja, para atitudes e comportamentos inspirados nos valores da igualdade, da democracia e da justiça social, abordando também temas como a segurança rodoviária e a responsabilidade ambiental.

Com esta iniciativa, a junta de freguesia procura contribuir para a “formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo”.

“A cidadania é um direito e um dever de todos. A cidadania constrói-se com o escutar e o envolver de ideias diversas e heterógenas, com o trabalho e a envolvência de todos, com vista a uma comunidade ativa, tolerante e solidária”, defende o presidente da junta de freguesia, João Campolargo.

Para o autarca, o exercício de cidadania não se pode reduzir à participação eleitoral, na medida em que “é pedido a cada um que intervenha na melhoria da sua escola, da sua empresa, da sua associação desportiva, da sua terra, do seu país e, no limite, no mundo. Todos somos importantes e o dia-a-dia fica, claramente, melhor se cuidarmos uns dos outros e formos solidários”.

“É verdade que nascemos apenas homens e mulheres, mas temos o dever de nos tornarmos cidadãos. Em São Salvador estimulamos e apoiamos a cidadania ativa”, concluiu.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.