AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Hasta la Vista, Vírus”, a história que vai conquistar os alunos de Estarreja

Região

Para ler durante estas férias de Natal, “Hasta La Vista, Vírus” está nas mãos dos 1.603 alunos da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. A câmara municipal de Estarreja ofereceu o livro infantil, da autoria de Pedro Chagas Freitas, num trabalho mais amplo de sensibilização sobre a COVID-19 iniciado por um grupo de enfermeiros do concelho e ao qual o município se associou.

No âmbito da iniciativa a “Escola vai ao Pai Natal”, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu distribuir aos alunos da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que frequentam os estabelecimentos de ensino público e IPSS do concelho, a versão em conto infantil do “Hasta La Vista, Vírus”, depois do lançamento em setembro do filme de teatro de fantoche, da autoria de Pedro Chagas Freitas.

“Adaptámos o nosso programa ‘Escola vai ao Pai Natal’ para transmitir uma mensagem de esperança na vitória desta grande dificuldade que alterou a nossa forma de estar em sociedade. E como não podemos estar juntos, esta singela oferta para os mais novos para poderem ler e partilhar com a sua família, reforça a necessidade e responsabilidade de cuidarmos uns dos outros e da solidariedade que esta época natalícia mais nos apela a ter presente”, afirma o vereador da Educação, João Alegria.

“Uma iniciativa inovadora e certamente inesquecível para os mais pequenos”, considera o escritor Pedro Chagas Freitas na sua página no Facebook. Numa publicação em que partilha “fotografias, enviadas pelos pais, do momento em que eles, os que verdadeiramente interessam, conheciam os super-heróis que estão nas páginas deste livro”, sublinha que “é (também) isto que enche o coração de quem escreve.”

Sensibilização desde o início do ano letivo

O “Hasta la Vista, Vírus” nasceu de uma iniciativa de um grupo de enfermeiros do concelho. Segundo explica João Alegria, “o livro infantil resulta de um trabalho colaborativo de envolvência comunitária a partir da ideia original de um grupo de enfermeiros estarrejenses que contribuiu para a consolidação da estratégia municipal de sensibilização para a prevenção da pandemia.”

Esse trabalho iniciou-se em setembro, “antes do início do ano letivo, com encontros nas diversas freguesias com os encarregados de educação e depois com os próprios alunos através de ferramentas digitais, com os trabalhos apelativos (teatro de fantoches e pequenos vídeos para os diversos ciclos de escolaridade)”. O objetivo era “que a mensagem fosse assumida e vivida por todos, a começar pelos mais novos.”

“A prevenção em Estarreja preocupa todos, mas este trabalho só tem sido possível pela união de esforços dos enfermeiros do concelho, do município de Estarreja e da comunidade”, acredita a enfermeira Andreia Ferreira. O resultado “deve-se ao espírito missão e de união de todos! Só assim se concretizam ideias e grandes projetos”.

Para a realização do filme, ao grupo de enfermeiros e ao município de Estarreja juntaram-se, de forma voluntária e gratuita, o escritor Pedro Chagas Freitas e as empresas locais Uncle multimedia, PESSA - Atelier Criativo, Sempr'ideias, Quinta d'Artes, Cortinados Reis, Costureirinha Lurdes, Esmeralda Libras, entre outras pessoas. A todos eles, o grupo de enfermeiros do concelho de Estarreja agradece a disponibilidade em prol desta missão.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.