O município de Oliveira do Bairro vai distribuir gratuitamente 25.500 contentores mini-ecopontos por todas as moradias unifamiliares do concelho, para recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis.
Os contentores, 8.500 de cada cor (amarela, azul e verde), têm uma capacidade de 45 litros e serão distribuídos no decorrer do próximo ano em todas as freguesias do concelho, no âmbito do projeto “Separar para + Reciclar”.
Jorge Pato, vice-presidente da autarquia, responsável pelo pelouro do Ambiente, explica que o projeto prevê “recolhas porta-a-porta semanais, para os resíduos de papel e cartão e plástico e metal, e quinzenais, para os resíduos de vidro”.
“É um projeto que não tem qualquer custo para o munícipe”, explica o autarca, “com várias vantagens importantes, como a redução do tempo e do esforço que as pessoas despendem na deposição dos resíduos, tornando desnecessária a deslocação aos ecopontos de proximidade”, acrescentou.
Os objetivos do projeto passam por, de acordo com Jorge Pato, “incrementar a capacidade de deposição dos resíduos recicláveis e sensibilizar a população para a importância da sua separação, de forma a aumentar a quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para reciclagem, diminuindo a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro”.
Relativamente às moradias de habitação multifamiliares (prédios), o responsável autárquico referiu que a autarquia se encontra a “preparar um projeto destinado a essa tipologia, de forma a abranger todos os munícipes do concelho”.
Adaptáveis a pequenos espaços
Os contentores a distribuir (três por habitação – amarelo, azul e verde), foram projetados para serem empilhados, caracterizando-se por terem uma altura reduzida, o que os torna “particularmente adaptáveis a pequenos espaços disponíveis no interior das habitações”, explicou Jorge Pato.
Estes equipamentos são fabricados em polipropileno virgem ou reciclado, moldado por injeção, resistente ao impacto e totalmente reciclável. Possuem uma alça de suporte da tampa que mantém a tampa aberta e facilita a deposição de resíduos. A tampa encontra-se ancorada ao corpo do contentor por meio de duas dobradiças, intercambiáveis e facilmente removíveis. Os contentores são, ainda, compostos por um sistema de leitura, ficando associados à respetiva moradia.