Acaba de arrancar a obra que permitirá criar o Centro Interpretativo da Pateira de Frossos, no município de Albergaria-a-Velha. A infra-estrutura irá funcionar no espaço da antiga Casa do Professor, que está já a ser alvo de obras de requalificação e ampliação, num investimento que ascende a 165.000 euros.
O projeto contempla a criação de uma área pública com uma receção ao visitante, auditório, sala polivalente/exposição permanente, sala de formação/exposições temporárias, cozinha/sala de oficinas práticas. Está também previsto um open space com seis postos de trabalho e uma sala de reuniões.
O centro terá ainda um espaço de laboratório, casas de banho públicas e o restante terreno, sem construção, será disponibilizado para uma horta pedagógica e viveiro, com telheiro de apoio para atividades no exterior.
Com uma paisagem única, de elevada importância como habitat de aves migratórias, a Pateira de Frossos destaca-se pela sua grande diversidade e valor ecológico, que urge proteger, divulgar e preservar. Nos últimos anos, o executivo municipal tem apostado na valorização turística e ambiental da área, criando várias infraestruturas que permitem usufruir melhor da flora e da fauna, tal como a ciclovia Frossos – Angeja, os percursos pedestres Trilho da Pateira de Frossos e Trilho das Cegonhas, bem como a instalação de postos de observação de aves.
O Centro Interpretativo da Pateira de Frossos vem complementar a oferta de equipamentos existentes, promovendo a dinamização de diversas atividades – exposições, oficinas, visitas orientadas – que potenciem o conhecimento das riquezas naturais da zona Ribeirinha do Rio Vouga.