A Universidade de Aveiro (UA) é umas das instituições de ensino superior mais sustentáveis do mundo. A certeza é do Ranking GreenMetric World University 2020 que coloca a UA no 190º lugar a nível mundial entre 912 estabelecimentos de ensino superior de 83 países. Esta é a melhor posição de sempre obtida neste ranking pela academia de Aveiro que consegue mesmo a proeza de subir 40 lugares em relação à lista de 2019, é avançado no website da UA.
“Em 2020 obtivemos a posição 190 a nível internacional, a melhor de sempre, pese embora o número de participações neste ranking também tenha aumentado das anteriores 780 para as atuais 912”, congratula-se Luís Castro, vice-reitor da UA para Promoção da Qualidade, Comunicação, Eficácia e Eficiência da UA.
O responsável sublinha ainda que a academia de Aveiro obteve também “a maior pontuação de sempre, com 6.875 pontos, realizando-se assim um aumento em relação aos 5.900 pontos obtidos no ano anterior”.
Sublinhando a importância deste resultado, Luís Castro garante que esta distinção reconhece “o trabalho do Grupo da Sustentabilidade e de toda a comunidade da comunidade da UA em prol da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é um resultado bastante responsabilizante, para que de futuro façamos ainda mais e melhor neste campo, quer por escolhas estratégicas, correspondentes ações ou ainda uma maior comunicação, sensibilizante dos importantes desígnios da sustentabilidade nos seus vários aspetos (dentro e fora dos indicadores considerados neste ranking)”.