AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Oliveira do Bairro: Junta de freguesia tem novo projeto de incentivo à natalidade

Região

A junta de freguesia de Oliveira do Bairro lançou um novo projeto de incentivo à natalidade e à fixação de jovens famílias. Inspirada na ave que é símbolo daquela freguesia, o “Mamã Cegonha” vai ainda servir para apoiar o comércio local e incutir hábitos de poupança.

No final de 2019, a junta de freguesia de Oliveira do Bairro lançava um íman decorativo onde se reproduzia a cegonha em arte urbana que Bordalo II instalou na cidade. Agora, é a receita entretanto angariada com a venda desses ímans que, a somar ao apoio de algumas entidades parceiras, torna possível arrancar com o projeto “Mamã Cegonha”.

Simão Vela, presidente da junta de freguesia de Oliveira do Bairro, realça a pertinência da iniciativa. “Portugal atingiu o saldo natural negativo mais baixo do último século. Nunca como agora este défice se sentiu tanto e, por isso, nunca como agora projetos como este fizeram tanto sentido”, defende, acrescentando que o “Mamã Cegonha” vem juntar-se a outras iniciativas já implementadas pela junta no sentido de tornar Oliveira do Bairro uma freguesia amiga das famílias.

À Aveiro Mag, o autarca sublinha ainda o caráter “diferenciador” do projeto, uma vez que associa ao incentivo à natalidade, um estímulo à aquisição de hábitos de poupança.

Veja-se que, do apoio total de 250 euros por criança, 50 euros serão entregues através da abertura de uma conta poupança, na Caixa de Crédito Agrícola, que terá como beneficiária a criança e será isenta de qualquer comissão ou custo de manutenção até à sua maioridade.

“Portugal é dos países da europa onde menos se poupa. Neste projeto não queremos dar só por dar, não é só um ‘nasce, recebe, gasta’. Pretendemos sim passar a mensagem de que é importante criar hábitos de poupança desde cedo”, esclarece o presidente da junta.

Simbolicamente, aquando da abertura desta conta, a junta de freguesia entregará também um mealheiro em forma de cegonha. “Queremos que faça parte da decoração lá de casa e que, ao olhar para ela à medida que a criança vai crescendo, os pais e a própria criança se lembrem deste apoio da freguesia e da importância da poupança”, explica Simão Vela.

Os restantes 200 euros deste incentivo serão pagos da seguinte forma: 100 euros em contrarreembolso de despesas no comércio local (alimentação, vestuário e calçado, artigos de puericultura, mobiliário, assistência médica, seguros, entre outros), 70 euros em despesas de farmácia – repartidas pelas farmácias Sanal e Tavares de Castro – e 30 euros num voucher para utilização no Intermarché de Oliveira do Bairro.

Será também oferecido um kit de bens de primeira necessidade adaptado ao terceiro mês de idade do bebé, composto por fraldas, toalhetes e outros artigos, atribuído pelo Departamento Social - Francisco António dos Santos (Grupo Hegisantos).

O projeto “Mamã Cegonha” destina-se a todas as crianças que tenham nascido ou sido adotadas a partir de janeiro de 2021 e cujos pais estejam recenseados na freguesia de Oliveira do Bairro há mais de um ano.O presidente da junta de freguesia prevê que o incentivo chegue a cerca de 40 famílias por ano.As famílias têm 120 dias depois do nascimento da criança para poderem apresentar candidatura. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da junta de freguesia de Oliveira do Bairro.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.