A Universidade de Aveiro (UA), em parceria com o Cluster Habitat Sustentável e a EVRIS Foundation, desenvolveu o projeto UAveiroGreenBuildings, cujo objetivo é definir uma metodologia inovadora na lógica dos princípios da construção sustentável e da economia circular para os projetos de reabilitação e manutenção do edificado da UA.
O projeto, que arrancou em novembro de 2020 e deverá estar concluído em outubro de 2022, é coordenado pela UA e pretende responder aos objetivos das áreas prioritárias definidas para o Programa Ambiente relativo à Economia Circular no sector da Construção.
O UAveiroGreenBuildings é financiado pelo programa EEA grants, um programa suportado por vários países doadores, como a Islândia, Liechtenstein e Noruega, e gerido pela Secretaria-Geral do Ambiente, o operador do programa em Portugal.
A equipa do projeto liderado pela UA, consciente do impacto que a redução de resíduos de construção e demolição tem no ambiente, e da necessidade de reparar, reutilizar, reciclar e utilizar materiais com conteúdos reciclados, procurará definir procedimentos futuros, através de casos piloto nos seus campi. Assim, serão monitorizados projetos de construção que demonstrem vantagens económicas e ambientais, promovam o encaminhamento responsável de materiais de construção em fim de vida e utilizem materiais de construção com rótulo ecológico. Para além disso, serão introduzidas metodologias inovadoras na área da economia circular para o setor da construção.
Neste sentido, a ação do UAveiroGreenBuildings resultará, entre outros aspetos, no desenvolvimento de uma metodologia para a arquitetura e engenharia, que incorpore diversos instrumentos nos processos de decisão, nomeadamente o Plano de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, o uso de materiais com conteúdos reciclados, a definição de um fluxo de controlo dos materiais removidos, o uso de passaportes de circularidade e de declarações ambientais de produtos na decisão sobre os componentes a usar.
Esta metodologia resultará também na definição de um guião de medidas ou pressupostos a ser incluído nos cadernos de encargos das diferentes especialidades no que respeita a construção e reabilitação de edifícios nos campi. Com a disseminação de resultados, espera-se contribuir para a aplicação dos princípios da construção sustentável e da economia circular na construção.