A loja da esquina
Com 32 anos de história, a Pastelaria Latina mantém-se como um ponto de referência para comunidade aveirense no que toca à confeção de Ovos Moles, Pão De Ló, Morgado do Bussaco, Pudim Imperial, entre outros.
Inicialmente, a Pastelaria Latina era somente dedicada à confeção de pão, pastéis e ao serviço de chá, mas, de forma a corresponder às expetativas do público, passou a contar, também, com um espaço de restauração e bebidas. Mais recentemente, em 2009, decidiram explorar uma vertente orientada para os vinhos, queijos, azeites, vinagres, conservas, tostas e entre outros produtos, abrindo uma uma mercearia fina (Adega Latina).
José Francisco Silva é o responsável pela direção deste estabelecimento, aplicando nesta pastelaria os seus melhores princípios, nomeadamente ao nível da promoção dos produtos endógenos.
Parte dessa aposta deve ficar a dever-se à sua ligação a várias atividades tradicionais. Uma delas é a apicultura, que sempre foi uma atividade muito presente na sua família, passada de gerações em gerações. Fundou uma marca de mel biológica ‘’Mel Alombada’’, produzida na freguesia de Macinhata e Valongo de Vouga, e sempre presente na Pastelaria Latina e na Adega.
Preocupados em dar resposta às necessidades dos clientes, os dois espaços estão a disponibilizar, desde março de 2020, serviço de take away e entregas ao domicílio. Localizados na Rua Dr. Alberto Souto, em Aveiro, permanecem de portas abertas ao público diariamente das 8h00 às 18h00.
Prometem constância, presença e serviço de excelência. “Quando são os próprios clientes que andam às vezes 15, 20 quilómetros, vêm de Águeda, de Albergaria, de Oliveira de Azeméis, de Ílhavo, aqui diretamente comprar, deixa-nos de uma certa forma, orgulhosos, isso para nós é muito importante”, afirma José Francisco Silva.
Texto editado por Maria José Santana.