AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Estudantes da Universidade de Aveiro criam plataforma de aluguer de livros

Sociedade

O projeto Book It está a dar os primários passos, tomando o pulso ao mercado. Foi lançado há duas semanas, apenas com uma conta no Instagram e registo das propostas de disponibilização de livros e dos pedidos de aluguer numa base de dados. Neste momento, já há um website para que os interessados consultem o stock de livros e o preço de cada um para determinado período de aluguer.

Os promotores da ideia são Tiago Alves e António Leão, ambos antigos alunos de Economia da UA, João Pedro Capão, antigo aluno de Finanças, e os ainda estudantes de Economia, Miguel Castro e Manuel Junqueira (este a estudar atualmente na Universidade Portucalense), com ajuda de Pedro Martins (Marketing).

O sistema funciona do seguinte modo. Mediante cobrança de uma percentagem do custo do livro, parte vai para o proprietário e outra parte fica para quem presta o serviço (a Book It), fazendo chegar a edição a quem dela necessita, pelo tempo que lhe é útil. “O conceito está a crescer cada vez mais e conta já com mais de 100 livros disponibilizados na Book It”, afirma Tiago Alves, antigo dirigente associativo do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica da UA e ex-membro dos conselhos Geral e Pedagógico da UA.

Os promotores da Book It participaram no Consultório de Empreendedorismo promovido pela UA Incubator, que funciona como uma primeira abordagem entre os promotores dos projetos de negócio e a incubadora com o objetivo de perceber em que consiste o projeto, em que fase está, conhecer a equipa, perceber se faz sentido avançar ou não com candidatura a espaço de incubação, entre outros aspetos. A UA Incubator deu apoio na definição do modelo de negócios e na identificação de oportunidades de financiamento.

O objetivo agora é incentivar ainda mais ao crescimento da comunidade Book It, salienta Tiago Alves, referindo ainda que está a ser preparada uma rede de distribuição própria, por forma a que se ergam ainda mais as bandeiras da sustentabilidade e poupança no serviço. Para isso, no futuro, precisarão de parceiros financiadores, considera o antigo dirigente associativo.

Para já estão no Instagram. O website está em: https://www.bookitpt.com/

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.