Sever do Vouga está a preparar, para o dia 11 de maio, uma ação de voluntariado ambiental num troço do rio Vouga. Todos estão convocados para participar na iniciativa “EcoVouga”.
Com o lema “Não há margens para dúvidas”, a ação propõe um exercício coletivo de consciencialização ambiental num dos ex-libris deste concelho da região de Aveiro. No terreno, estarão voluntários divididos em grupos. Enquanto uns limpam e criam pontos de recolha em terra, nas margens do Vouga, outros descem o rio em caiaques com o mesmo objetivo: retirar o lixo.
A intervenção terá início na albufeira da praia fluvial Quinta do Barco e irá estender-se por cinco quilómetros até a Foz. A ação irá também contar com a participação de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga.
A ação está a ser organizada pelo Viking Kayak Clube, em estreita parceria com o município de Sever do Vouga, que também apoia a iniciativa, e as empresas de desporto e aventura do concelho, como a Boca do Lobo, Desafios e Turnauga, bem como a associação Landsdsever, Rikor e Bombeiros Voluntários locais.
Um cenário de rara beleza
A atravessar o concelho e a recortar o verde da paisagem, o rio Vouga proporciona cenários de rara beleza, que podem ser contemplados do alto da ponte do Poço de S. Tiago. É, ainda, palco privilegiado para os desportos de natureza e as suas águas banham a praia fluvial Quinta do Barco que, este ano, voltou a ser galardoada com a Bandeira Azul, um selo ecológico reconhecido internacionalmente.
O seu contributo para a gastronomia também é importante, na medida em que oferece um dos produtos gastronómicos mais emblemáticos de Sever do Vouga, a lampreia, que em março assume o protagonismo nas mesas dos restaurantes concelhios, com a Rota da Lampreia e da Vitela.
A ação de voluntariado deste sábado é aberta a todos que queiram participar, sendo apenas necessária a inscrição através do telefone 967092027. A alimentação, bem como o transporte para os locais a serem intervencionados são garantidos pela organização. O ponto de encontro será na praia fluvial Quinta do Barco (9h00). Após o almoço (12h30), os voluntários e a comunidade em geral são convidados para uma sessão informativa com o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (Universidade de Aveiro), Faculdade de Ciências da Universidade de Porto e a Quercus, no VougaPark-Centro de Inovação.
Para o presidente da Câmara Municipal, António Coutinho, a iniciativa é meritória. “Esta ação de voluntariado reveste-se de grande importância para Sever do Vouga, ao reunir um conjunto de mais-valias para o nosso concelho. É de louvar a mobilização da comunidade para a defesa dos nossos recursos endógenos e valorização do património natural”, afirma o autarca, acrescentando que a “EcoVouga” é um contributo ambiental que os severenses oferecem a toda a sociedade, sublinhando o carácter global da ação.
A iniciativa pretende, ainda, colaborar para amenizar um problema que assume dimensões cada vez maiores e alertar para a importância dos rios. Segundo as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em ações desenvolvidas em terra e, anualmente, os rios transportam entre 1,1 e 2,4 milhões de toneladas de resíduos para os oceanos.
Créditos das fotos: Sandra Bio