AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

UA promove formações em fotografia e cinema documental

Artes

A Universidade de Aveiro vai promover, em março e abril respetivamente, um workshop de fotografia de natureza e um curso de cinema documental, este último, em parceria com GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro. As iniciativas, que decorrerão em formato online e estão abertas a toda a comunidade, fazem parte do programa American Corner da biblioteca daquela academia.

É já na próxima quinta-feira, dia 18 de março, que arranca o workshop “Fotografia de Natureza – conceitos básicos sobre técnicas e estilos”, na Universidade de Aveiro. João Quintela e António Vieira, fotógrafos amadores co-criadores do projeto “Momentos da Natureza”, vão partilhar as suas experiências e conhecimentos sobre técnicas, abordagens técnicas e estilos para captura de imagens na natureza.Sublinhe-se que a mostra anual deste grupo de entusiastas da fotografia e da natureza estava patente na sala Hélène de Beauvoir, na biblioteca da UA, antes do encerramento daquele espaço devido às contingências da pandemia.Este workshop é gratuito e decorrerá por videoconferência através da plataforma Zoom. É necessária inscrição prévia.

Em abril, fruto de uma parceria entre o programa American Corner da UA e o GrETUA, a formação em Cinema Documental vai explorar os fundamentos do pensamento criativo e técnico que sustentam a criação de projetos naquela área, tanto com meios caseiros como em contextos profissionais.Este curso vai funcionar em quatro módulos independentes que decorrem de 10 a 18 de abril e poderão ser frequentados de forma avulsa ou sequencial.

No dia 10 de abril, João Garcia Neto apresenta “Como encenar o real: Algumas notas sobre Documentário”, propondo-se a abordar os conceitos estilísticos, éticos e políticos que fazem do género documental um campo de experimentação e reflexão do cinema. No dia seguinte, 11 de abril, é a vez de Ricardo Jorge trazer a sessão “Como escolher uma câmara: introdução ao material técnico para vídeo digital”.A 17 de abril, Sara Caralinda vai ensinar “Como editar um documentário: técnicas básicas de edição vídeo digital”. Esta formação terá por base o software Premiere Pro, uma das ferramentas mais comuns à edição profissional de vídeo digital. Ainda assim, os formandos vão poder conhecer as funcionalidades fundamentais transversais a todos os programas de edição.Finalmente, a 18 de abril, João Nunes Silva, co-coordenador do GrETUA, vai moderar uma conversa com João Valentim sobre o tema “Como abordar um um projeto documental”. O jovem realizador João Valentim, licenciado em Vídeo e Cinema Documental, fez parte do GrETUA enquanto Técnico de Luminotecnia e desde então tem trabalhado em projetos documentais e de investigação, na área da realização e produção, procurando novos enquadramentos multimédia para o uso destes conteúdos.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.