Qual a História do Amanhã? Dia 25 de maio, o público aveirense ficará a conhecê-la, naquela que será já a 10.ª edição do TEDxAveiro. O encontro está marcado para o Centro de Congressos de Aveiro, entre as 14h00 e as 20h00, reunindo, uma vez mais,um conjunto de oradores de luxo.
A lista integra os designersMike & Dal, criadores da campanha Trash isles, ou Ilhas de Lixo, que pretende provocar a nossa consciência perante o surgimento de “nações” emergentes por todos os oceanos - nações de plástico de dimensão tal que já merecem ter uma moeda, bandeira e passaporte.
O evento contará, ainda, com a investigadora e comunicadora de ciência,Claire McNulty, atual diretora da seção de investigação da National Geographic society na Europa, e com aDiana Madeira, investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA que irá falar do impacto das alterações climáticas nos organismos marinhos.
“Estes três oradores vão partilhar com a audiência visões distintas sobre um mesmo problema, a sustentabilidade do nosso planeta. No fundo vão ajudar-nos a perceber Qual a História do Amanhã e que papel cada um de nós pode ter nesse futuro”, destaca a organização.
Pelo palco do Centro de Congressos vai passar, também, João Pina, developer fundador da VOSTPT - voluntários digitais em situações de emergência, que no passado criou o fogos.pt, plataforma online que permite visualizar os incêndios ativos no país e mais recentemente criou ojanaodaparaabastecer.vost.ptquando o combustível começou a faltar nos postos de gasolina.
António Neves, docente e investigador no Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro - que desenvolve algoritmos que aproximam a visão das máquinas à dos humanos -, será outro dos oradores.
Histórias de vida que inspiram
“Vamos ter histórias de vida inspiradoras, como a da atleta paralímpicaCarolina Duarte, que no outro dia comentava connosco que ‘o que a assusta não é perder a visão mas sim não ter uma razão que a faça sorrir todos os dias’ e outras surpreendentes como a doJo Clayesque irá falar-nos do seu percurso até Portugal e ‘desenhar-nos’ uma janela para o universo da Educação Não formal, apresentando perspetivas alternativas do que é educar através dos jogos pedagógicos que cria”, desvenda a organização.
O TEDxAveiro 2019também irá abordar outros temas da atualidade, como a educação e o racismo, com aCristina Roldão, doutorada em sociologia e investigadora no CIES-IUL ou o tema da Globalização e Desenvolvimento Económico, através doDaniel Traça, diretor e professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
E tal como manda a tradição dos eventos TEDx, haverá uma combinação perfeita entre conhecimento e performances artísticas. “Este ano recebemos a jovem bailarina premiada a solo no Youth American Grand Prix –Mariana Vieirae a banda aveirenseButchers Brass Band. Como orador teremos ainda o apaixonado jovem maestroMartim Sousa Tavaresque irá questionar as convenções e regras da música clássica”, realçam os organizadores.
São 10 oradores e duas performances artísticas que no dia 25 de maio vão partilhar com a comunidade aveirense, as suas ideias, histórias, criatividade e pensamento crítico.
A contagem decrescente iniciou-se já esta quarta-feira, na sessão de apresentação do evento, realizada no Hotel Moliceiro, em Aveiro, e que contou com a presença do presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves, do pró-reitor da Universidade de Aveiro, Filipe Teles, e da diretora do Centro Comercial Glicínias – patrocinador principal -, Maria José Ramalheira. Participaram, ainda, na sessão pública dois dos oradores da edição deste ano, António Neves e Diana Madeira.
* Créditos das fotos: Pedro Cerqueira