AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Campus da UA mobiliza-se para celebrar o pioneirismo na área do jazz

Artes

A Universidade de Aveiro (UA) celebra o seu pioneirismo, também na área do jazz, com um programa multifacetado. O “Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro” arranca no Dia Internacional do Jazz, 30 de abril. Com este programa, a UA pretende posicionar-se nos itinerários de jazz na Europa envolvendo a cidade e a região.

A iniciativa estende-se até 11 de setembro, econtará, na sua dimensão de divulgação e dinamização cultural, com concertos de reputados músicos nacionais e internacionais, masterclasses, apresentações de escolas oficiais de Jazz, debates, uma exposição e um concurso internacional.

A vice-reitora para as Políticas de Cultura e Vida nos Campi, Alexandra Queirós, explica que o “’Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro’ pretende ser um evento que articula investigação, formação e divulgação do jazz. Este evento, além de integrar um conjunto de concertos de nomes relevantes na área da música, como Andy Sheppard ou LAN Trio - trio internacional do pianista Mário Laginha -, tem também como propósitos a divulgação e fruição do acervo documental e musical existente na UA, através de exposições e a disseminação da investigação sobre jazz na UA. À semelhança do que tem vindo a acontecer noutros eventos, como nos Festivais de Outono, as atividades do Campus Jazz estendem-se às cidades UA, com o intuito de envolver a região nesta dinâmica cultural.”

Festival, formação, congresso…

O “Campus Jazz”, evento apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, através do programa American Corner da UA, contempla, portanto, uma dimensão de divulgação e de dinamização cultural que envolve cinco concertos com músicos de renome agendados para o período de 14 de maio a 11 de setembro, que acontecerão em vários locais da região. A faceta pedagógica do programa traduz-se mais diretamente na masterclass de Jazz/Improvisação, liderada por Andy Sheppard e dirigida à comunidade académica da UA, às escolas de Ensino Oficial e Profissional da região e à comunidade artística em geral.

Para além de Andy Sheppard, outras referências do Jazz participam no festival, como é o caso do trompetista vietnamitaCuong Vu, integrado no novo projeto do baterista Mário Costa, ou o duo Kintsugi,formado por Luís Figueiredo e João Mortágua.

O congresso internacional “Jazz Talks”, está agendado para 11 de setembro, e é a segunda edição deste congresso promovido pela UA. A primeira foi organizada em 2013 como congresso internacional de encerramento do primeiro projeto competitivo sobre Jazz desenvolvido por uma universidade portuguesa: “Mensajazz: mensageiros de Jazz em Portugal”. O evento reuniu um conjunto de investigadores de vários países europeus e constituiu um espaço de debate profícuo sinalizando a UA como um lugar onde a investigação sobre Jazz se viria a consolidar sobretudo através da formação pós-graduada. Retomar o “Jazz Talks” e transformá-lo num evento internacional com regularidade bianual constitui uma oportunidade para alimentar não só a missão do Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da UA, mas também para reforçar o papel da UA como pioneira na investigação nesta área Portugal.

Impulso a partir da doação de José Duarte

“A ligação da Universidade de Aveiroao Jazz iniciou-se em 2007 com a criação do Centro de Estudos de Jazz, acolhendo o acervo do divulgador de jazz José Duarte. Trata-se do único centro de estudos em Portugal dedicado ao jazz que tem gerado uma forte dinâmica, quer no quadro da investigação quer no ensino do Jazz desta Universidade”, afirma ainda a Vice-Reitora da UA.

A relação da UA com o Jazz tem-se traduzido, ao longo dos últimos anos, na investigação desenvolvida a partir do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), na formação de estudantes de mestrado e de doutoramento no quadro do Departamento de Comunicação e Arte, na criação de agrupamentos performativos - como são a Orquestra de jazz ou o Combo jazz do DECA - e, ainda, na programação de atividades de divulgação musical.

O CEJ está a instalar-se num novo espaço na Biblioteca da UA, que se apresentará como um local de fruição e de interação com o Jazz. Neste novo espaço é possível consultar livros, revistas e partituras em acesso livre nas estantes, conhecer os quase 8000 CD e discos de vinil ou aceder ao fundo documental constituído por manuscritos, recortes de imprensa, guiões de programas de rádio, cartazes, entre outros documentos organizados em arquivo. A inauguração deste novo espaço, no âmbito do Campus Jazz, contará também com uma exposição que destaca o papel incontornável de José Duarte na história do jazz em Portugal através da exibição de alguns documentos históricos e simbólicos do seu acervo ao qual se vieram a juntar os de Carlos Martins, de Alan Spennock e de outros colecionadores.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.