Depois do sucesso do ano passado com o projeto “Patrulha da Beata”, a associação Agora Aveiro decidiu levar esta ideia mais longe e fazer algo mais pela comunidade aveirense. Este ano, não se vão limitar apenas às beatas nas ruas. Querem também sensibilizar a população aveirense para a poluição dos espaços urbanos e de lazer, como parques, praias e até a rua em frente às suas casas. Assim nasceu o projeto “CleanUp Aveiro”, tendo como mote principal tornar Aveiro uma cidade mais limpa.
Na tarde do dia 8 de maio, na primeira atividade deste projeto, realizaram uma ação de recolha de lixo nas praias da Costa Nova e Vagueira, que contou com a participação de 15 voluntários. Em três horas foram recolhidos mais de 65 quilos de lixo, incluindo plásticos, vidros, tecidos, cordas e madeira. Este lixo foi devidamente separado e colocado nos respetivos contentores.
A associação promete que esta não será a última vez que se ouvirá falar do projeto “CleanUp Aveiro” ao longo deste ano, uma vez que há ainda muito trabalho a fazer. Estima-se que todos os anos vão parar aos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico. Em 2019, no decorrer de um mês, mais de 16 toneladas de lixo foram recolhidas das praias portuguesas.
A recolha de lixo nas praias é uma ação integrada no projeto “CleanUp Aveiro”. Foi realizada em parceria com Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv e com a Associação BioLiving. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..