É uma canção que perpetua a Avenida Lourenço Peixinho de outros tempos, aquela que já só existe na memória dos aveirenses. A música “Choro da Avenida”, da autoria de Ricardo Fino e com letra de Jesus Zing, acaba de ganhar uma nova versão, pela guitarra e voz do músico aveirense Vítor Hugo – que conhecemos também dos projetos Moonshiners e Siricaia. Lançada em pleno dia da cidade de Aveiro (12 de maio), esta nova versão do “Choro da Avenida” está disponível no canal de Youtube de Vítor Hugo.
“A ideia surgiu de um concerto em casa do próprio Ricardo Fino. Aquando deste espetáculo especial, em jeito de bombom, tive a ideia de presentear o Ricardo com uma versão de uma música dele. O ‘Choro da Avenida’ pareceu-me imediatamente a escolha ideal, por ser tão nossa, aveirenses, e por ser, independentemente desse aspecto, uma bela canção”, revela Vítor Hugo à Aveiro Mag.
Para o músico nascido em Aveiro em 1990, e que acumula as funções de cantor, guitarrista e compositor, esta é, sem sombra de dúvida, “uma canção histórica, que descreve lindamente a nossa avenida Lourenço Peixinho”. “A letra tem um enorme poder descritivo. Cantar o ‘Choro da Avenida’ é passear pela própria e olhar pelas suas ‘onze janelas abertas ao corredor da nortada’”, faz questão de vincar.
Apesar da diferença de idades, Vítor Hugo considera Ricardo Fino e Jesus Zing “dois queridos amigos”. “Será sempre um prazer trabalhar com eles”, avalia, anunciado ter composto, recentemente, uma música para uma letra do Jesus Zing. “Irei gravá-la muito em breve. Fiquem atentos”, revela. Até já, ficamos com a sonoridade do “Choro da Avenida”.
* Créditos da foto de capa: João Roldão