AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Nova sessão “Cine Qua Non” dedicada ao filme “Rashomon “

Artes

No dia 27 de maio, às 21h30, João Coutinho, diretor do CICECO e pró-reitor da UA, apresenta o filme “Rashomon”, de Akira Kurosawa, em mais uma sessão “Cine Qua Non”, promovida pelo GrETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro) e pelo NAE-ESSUA (Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde).

No “Cine Qua Non”, que conta já cinco edições, os dois núcleos desafiam um convidado a escolher um filme que tenha marcado a sua vida de alguma forma. A escolha de João Coutinho foi para “Rashomon”, de Akira Kurosawa. O filme, nas palavras do próprio, “ajuda-nos a perceber as múltiplas faces da verdade e a dificuldade em a alcançar”.

Uma obra-prima de Kurosawa e um dos primeiros filmes do cinema japonês a conquistar o ocidente, “Rashomon” descreve diferentes relatos, por cada uma das testemunhas, acerca do mesmo acontecimento – o assassinato de um samurai e a violação da sua mulher. Demonstrando a dificuldade em apurar a verdade a partir de testemunhos parcelares e subjetivos, “Rashomon” tornou-se um objeto de discussão filosófica e cunhou um termo da psicologia: o efeito Rashomon.

No final da sessão, haverá um espaço de conversa em que o convidado irá partilhar com a plateia alguns pontos de vista acerca do filme e da relação que estabeleceu com ele, sendo a conversa aberta à participação do público, que é incentivado a participar.

Os bilhetes têm o preço de 1,5 euros (estudantes) e 2,5 euros (não estudantes), e podem ser reservados em bit.ly/cqn-rashomon.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.