Quando algo de inesperado aparece e nos apanha completamente de surpresa, torna-se sempre complicado conseguir explicá-lo às crianças que, muito mais curiosas e sempre com perguntas assertivas, nos questionam e nos deixam sem saber o que dizer. A chegada da Covid-19 e as muitas limitações e problemas a que nos sujeitou, foi o mais recente e dramático exemplo.
No entanto, há sempre alguém que vem em nosso auxílio e que o consegue fazer de uma forma mais simples e descomplexada, em jeito de “estória” bem contada e exemplarmente ilustrada. É o caso da Vera Ximenes, que com o seu “Martim e o Viroco Rioko”, volta aos escaparates com mais um livro infantil, das edições Afrontamento, a ser apresentado e contado por Ivo Prata, no próximo sábado, dia 29 de maio, às 16h30 na FNAC, no Fórum Aveiro.
O livro conta a história de um menino, o Martim, que um dia, encontra um “viroco muito maroto, que gosta de viajar de pessoa em pessoa”. A partir daqui a Covid-19 é, de certa forma, explicada e trocada “por miúdos”, desde os sintomas às consequências e culminando no processo de vacinação. Sempre com um algo muito vincado. Se todos formos respeitadores e cumpridores, tudo vai ficar bem.
Vera Ximenes é arte-educadora e educadora de infância. Em 2015, publicou o seu primeiro livro, "Mãe Borboleta", seguindo-se "Vovó Estrelinha" e "Leonor e a Girafa Quieta". Natural do Rio de Janeiro, mas a residir em Aveiro há vários anos, Vera Ximenes é responsável por projetos como o Casulo, clube dedicado às artes.