AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A bicicleta e as crianças: Associação Patrulheiros apresenta estudo

Sociedade

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Bicicleta, são revelados os resultados da investigação sobre o uso da bicicleta por crianças, realizada pela Associação Patrulheiros, no âmbito do Programa Operacional Pedalar Pré-Escolar (PréPOP). Com sede na Trofa, em Águeda, a associação realizou um estudo piloto PréPOP, acerca da utilização que os mais novos fazem da bicicleta. O estudo baseia-se no Programa Operacional Pedalar, realizado em Albergaria-a-Velha em conjunto com a agência de mobilidade NunoZamaro Indústrias. O programa conta já com um histórico de cinco anos e mais de sete mil alunos envolvidos.

O estudo concluiu que os três anos são a idade ideal para os mais novos se começarem a aventurar sobre duas rodas. No entanto, falta apoio e incentivo parental, já que 50% das crianças disseram não usar a bicicleta por falta de apoio de um adulto, e 70% confessam que os pais também não são utilizadores deste meio de transporte.

Foi também analisado o papel dos adultos na transmissão dos valores da segurança rodoviária. Neste aspeto, as crianças do 1.º ciclo afirmaram que os adultos atendem o telemóvel enquanto conduzem viaturas, levando-o, em 60% dos casos, diretamente ao ouvido, e também que a maioria não utiliza nem incentiva a utilização de equipamentos de proteção como o capacete, ao andar de bicicleta.

Conclui-se ainda que a escola tem um papel fundamental na transmissão de informação sobre o transporte ciclável, e na postura dos mais novos perante esta forma de mobilidade. Num projeto com o município de Albergaria-a-Velha que envolveu 80 crianças, chegou a ser visível que a bicicleta é também um meio de combate ao bullying. “Vimos turmas inteiras a aplaudir os colegas que não sabiam andar e se esforçavam para o fazer, provando que a bicicleta cria afetos e um efeito anti-bullying”, afirma José Nuno Amaro, líder do projeto e especialista no universo da mobilidade ciclável. Foram também criados equipamentos específicos e bicicletas adaptadas para crianças com necessidades educativas especiais, que provaram dominar as duas rodas igualmente bem.

As famosas “bicicletas com rodinhas” têm vindo a ser um divisor de opiniões. Nesse sentido, integraram também elas, o estudo que provou que, ao contrário do que se possa pensar, elas não são uma grande ajuda na adaptação das crianças à utilização bicicleta. “Percebemos que as crianças utilizadoras de bicicletas com rodas de apoio desistem mais rapidamente de utilizar uma bicicleta normal. No entanto, o mesmo não acontece com os mais pequenos que usam uma balance bike , tendo uma transição mais orgânica para a bicicleta quando atingem a estatura limite”, explica José Nuno Amaro.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.