A APA - Administração do Porto de Aveiro e aAltice Labs assinaram hoje um memorando de entendimento com vista à "criação de sinergias para a construção de um porto do futuro". Este protocolo, celebrado porocasião das comemorações do 5.º aniversário da empresa, constitui "mais um passo na concretização da estratégia de transformação digital" da estrutura portuária.
Em comunicado, a APA afirma que esta parceria com a Altice Labs tem como objetivo posicionar o Porto de Aveiro como um "Smart e Green Port". Para isso, será realizada uma Prova de Conceito ou Proof of Concept (PoC), que contará com a implementação de “use-cases” (UCs): oprimeiro, dirigido para a gestão da atividade portuária, e o segundo com vista à gestão eficiente dos consumos de água e energia em toda a área pertencente ao porto. Esta prova de conceito é um dos importantes passos da estratégia de transição energética do Porto de Aveiro para um "Green Port".
O memorando de entendimento foi assinado por Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, e Fátima Lopes Alves, presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, que diz tratar-se de um importante momento para o Porto de Aveiro, na sua aposta na modernização tecnológica e transformação digital, reforçando ainda a procura de soluções inovadoras que visem a eficiência, a eficácia e a sustentabilidade da sua atividade e a melhoria das suas infraestruturas e serviços.
Tanto o porto de Aveiro como o porto da Figueira da Foz procuram, com o objetivo de se alcançarem o estatuto de "Smart e Green Port", alargar a cooperação e parcerias a projetos exploratórios de inovação aberta nas suas áreas, com o objetivo de acrescentar valor aos mesmos, aos seus stakeholders e às comunidades portuárias.