Entre os dias 5 e 14 de agosto, Ílhavo apresenta nove jantares diferentes, com o “rei bacalhau” sobre a mesa e o pôr-do-sol da Costa Nova como anfitrião. Promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, o evento “Bacalhau ao Cais” pretende valorizar o fiel amigo, preservando e potenciando o seu valor gastronómico, a sua importância histórica, cultural e social, bem como o inegável valor económico que representa para a comunidade.
A receita é simples. Os jantares são servidos no Cais Criativo da Costa Nova, de 5 a 14 de agosto (exceto o domingo, dia 8), das 19h30 e as 22h30, antecedidos por um “welcome drink” ao pôr-do-sol, acompanhado por um momento cultural.
Cada ementa é única, representa o ícone gastronómico de cada uma das associações presentes na iniciativa, e é composta por uma entrada, um prato de bacalhau, que varia de jantar para jantar e sobremesa. Todos os menus incluem, ainda, o famoso pão de Vale de Ílhavo e uma bebida: vinho da Bairrada, cerveja, água ou sumo (todos os consumos extras de bebida serão cobrados).
Atendendo às restrições impostas pela pandemia e asseguradas todas as medidas definidas pela Direção Geral de Saúde, estarão disponíveis mesas para duas ou para quatro pessoas (mínimo de três pessoas) que devem ser reservadas através da bilheteira online BOL (http://ilhavo.bol.pt) com o custo de 20,00 euros por adulto e 12,50 euros por criança, até aos 12 anos inclusive (gratuito até aos 4 anos).
Depois do sucesso do livro "Chora e Feijão Assado - A gastronomia de bordo na pesca do Bacalhau", o Bacalhau ao Cais será, ainda, o momento escolhido pela Câmara Municipal para lançar o segundo volume da coleção “A nossa mesa”: “Samos, caras e línguas: A Gastronomia do Festival do Bacalhau”, que será apresentado e estará disponível para venda em cada jantar.