“Albergaria+Verde” é o nome do campo de voluntariado internacional promovido pela associação de defesa do ambiente BioLiving e o município de Albergaria-a-Velha, com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude -, que decorrerá até ao dia 13 de agosto. Este campo de voluntariado marca o 5.º aniversário da BioLiving.
Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa visa contribuir para a melhoria ambiental de alguns locais emblemáticos do concelho, como a Pateira de Frossos, os Caminhos de Santiago, a Rota dos Moinhos e outros trilhos pedestres. Tarefas como limpeza e controlo de vegetação infestante e invasora, recolha de lixo, construção de um charco para a vida selvagem ou instalação de abrigos para a fauna serão asseguradas pelos voluntários.
Este campo contará com a participação de 25 jovens oriundos de 8 países: Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, Chéquia, Rússia e Portugal. Não obstante as restrições, o campo será um momento de enriquecimento cultural, em que os jovens poderão conhecer melhor a gastronomia e cultura da região, com visitas ao concelho, à cidade de Aveiro e às praias e salinas da região, assim como participar em jogos e atividades lúdicas de promoção da interculturalidade.
No próximo sábado, dia 7 de agosto, será Dia Aberto. A comunidade poderá juntar-se à iniciativa e conhecer o grupo de jovens voluntários. Para essa manhã está prevista uma grande ação de recolha de beatas de cigarro no centro da cidade de Albergaria-a-Velha. As beatas serão posteriormente encaminhadas para reciclagem adequada.