Ao longo de duas semanas, jovens voluntários colaboram na preservação da biodiversidade e na prevenção dos incêndios florestais.
Recorrendo à torre existente na sede dos escoteiros de Aveiro e ao longo de mais de 500 quilómetros de percursos, a pé e de bicicleta, mapearam espécies invasoras e pontos de água (hidrantes, poços, linhas de água). Identificaram ainda ilícitos ambientais, desde depósitos ilegais de lixo e entulho, localizaram potenciais riscos de incêndios florestais (vidros, materiais inflamáveis) e distribuíram panfletos de sensibilização à população.
No final deste programa foram registados mais de 20 eventos merecedores de intervenção. As situações urgentes foram de imediato comunicadas às autoridades competentes.
O Grupo de Escoteiros 249, com sede na freguesia de Eixo, em Aveiro, tem desenvolvido atividades educativas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a Organização das Nações Unidas estabeleceu como metas para 2030. Este projeto específico foi enquadrado nas ações de voluntariado jovem do IPDJ, tendo sido coordenado pelos Escoteiros de Aveiro, com a colaboração da junta de freguesia de Eixo Eirol, dos Bombeiros de Aveiro Velhos e da Quercus Aveiro.