AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Movimento Albergaria + Verde tenta combater poluição do rio Fílveda

Ambiente

O Movimento Cívico Albergaria + Verde garante ter apresentado queixa-crime junto do Departamento de Investigação e Ação Penal de Albergaria-a-Velha, para que se apure a responsabilidade criminal pela poluição do rio Fílveda.

No passado dia 22 de agosto, os representantes do Movimento deram conta de uma notória alteração das características físicas do rio Fílveda. A partir da confluência da ribeira de Dornelas, sua afluente esquerda, passando pela represa conhecida como “Porto Rendo”, em Valmaior, as águas do rio apresentam cor azulada, espuma branca, verdete aglomerado nas pedras do seu leito e nas margens, comprometendo seriamente a saúde do rio e o ecossistema que dele depende.

Verificaram, ainda, a existência de espuma branca no curso do rio Caima a montante da afluência do rio Fílveda, que indicia origem de poluição distinta sendo, assim, aumentada exponencialmente a partir da confluência dois rios.

De referir que a represa do rio Fílveda, no Porto Rendo, serve de piscina natural e é usada por crianças e jovens bem como o curso do rio Caima, em frente ao Parque de Valmaior, o que acrescenta maior preocupação elementos do Movimento.

Para os representantes Florbela Carvalho da Silva e Eduardo Castro Marques é fundamental a união da população no sentido de impedir que catástrofes idênticas se repitam. Nesse propósito, o Movimento Cívico Albergaria + Verde prossegue com a recolha de assinaturas para a entrega de um abaixo-assinado em que se requer que as entidades responsáveis procedam ao apuramento da causa da poluição do rio Fílveda e do rio Caima e diligenciem na correção do problema e subsequente limpeza e reabilitação de ambos os rios.

Agueda Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.