AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Já são conhecidos os quatro embaixadores “Sabores Imaginarius”

Gastronomia

Porque gastronomia também é arte, o festival Imaginarius voltou a desafiar a restauração local para uma encruzilhada de sabores, privilegiando menus que tenham por base produtos endógenos e sazonais, e revelem criatividade na confeção e empratamento. Adega Monhé, Lago, Taberna do Xisto e Terra Mãe são os quatro restaurantes oficiais “Sabores Imaginarius” que, entre 9 e 12 de setembro, serão os embaixadores da gastronomia criativa, urbana e de autor pensada especificamente para o festival.

Os restaurantes oficiais “Sabores Imaginarius” cumpriram os critérios definidos pela organização e apresentaram propostas criativas, apostando nos produtos locais e da época para a confeção de menus diferenciadores. São disso exemplo a Fogaça da Feira e a Regueifa Doce, os queijos e o mel, os mirtilos, framboesas e malápios, a cerveja artesanal com lúpulo feirense e o licor Châmoa, os legumes frescos e os cogumelos shitake, sem esquecer os produtos regionais, como o peixe da costa e a carne da serra.

A história, cultura e identidade de Santa Maria da Feira também estão presentes nas propostas selecionadas, nomeadamente a influência dos frades Loios na gastronomia local e as culturas mestiçadas da diáspora feirense.

Inspirados na essência do Imaginarius enquanto “palco de experiências”, os chefes dos quatro restaurantes oficiais apresentam pratos criativos, ricos em sabor, propondo uma viagem sensorial e gustativa surpreendente durante os quatro dias do festival. Os menus encontram-se disponíveis em www.imaginarius.pt/sabores-imaginarius-2021.

Os “Sabores Imaginarius” enquadram-se na estratégia municipal de promoção turística e gastronómica “Encruzilhada de Sabores”, privilegiando os produtos endógenos e sazonais, e promovendo a diferenciação e criatividade das propostas de chefes e restaurantes do território.

A área gastronómica do festival aposta ainda na promoção da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense – edição especial 20 anos | 20 edições Imaginarius – disponível na Loja Interativa de Turismo e restauração local, e apoia a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”, promovida pela ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, na aldeia de Porto Carvoeiro, em Canedo.

É nesta Aldeia de Portugal que, no dia 4 de setembro, às 19h00, o visitante pode usufruir da autenticidade de uma refeição confecionada com produtos locais, base da gastronomia tradicional da região, partilhada no seio de uma família da aldeia. Os anfitriões abrem as portas de sua casa aos turistas que, sentados à mesa, em convívio com as gentes da casa, têm a oportunidade de conhecer as lendas, estórias e vida da aldeia, numa refeição tradicional. Os interessados podem inscrever-se através de formulário, disponível em https://forms.gle/oygaTtuRwkuTXy247.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.