AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Projeto de inovação concebido em Aveiro está a ser testado na hotelaria do Algarve

Inovação

Foi a dificuldade em aceder a protetores solares de marcas credíveis e a preços justos numa das suas deslocações em férias que levou Luís Teles a conceber o conceito das Sun Care Boxes, máquinas de venda automática que, à semelhança do que já acontece com tabaco, bebidas e snacks, começaram este ano a distribuir em Portugal protetores solares e outros produtos da mesma gama. “Comodidade” é a palavra-chave para esse profissional de Aveiro com formação académica em Turismo e Eventos, já que, ao longo dos anos, foi detetando uma crescente dificuldade por parte dos turistas em localizar protetores de marcas credíveis nos seus hotéis e nas praias mais frequentadas, o que os obrigava a percorrer distâncias pouco compatíveis com estadias curtas ou a negligenciar cuidados de saúde essenciais.

“A ideia do conceito na base da Sun Care Box surgiu num verão em que estive numa unidade hoteleira e acabei por apanhar uma queimadura solar por comodismo, já que, quando me acabou o protetor, não me apeteceu sair do hotel para ir comprar um num supermercado”, recorda Luís Teles. “Comecei a reparar que era frequente ver inúmeros turistas estrangeiros com queimaduras idênticas à minha, pelo que deduzi que tiveram o mesmo problema: viajaram de avião, foram diretos para o hotel, queriam aproveitar ao máximo os seus dias de férias e, por causa disso, descuidaram-se com a sua saúde e sujeitaram-se ao risco de grandes malefícios causados pela excessiva exposição solar”.

Face a essas práticas e ao crescente número de casos de doença oncológica um pouco por todo o mundo, o mentor do projeto percebeu que só com uma melhor rede de pontos de venda desse tipo de artigos se incentivaria na população – sobretudo na que é adepta de práticas balneares e desportos de montanha – uma mudança de comportamento duplamente vantajosa, em que o smart shopping se alia à preservação da saúde.

A escolha da vending machine foi então decisiva e Luís Teles apostou num modelo que, replicando a estética de uma cabine telefónica, apresenta características técnicas já bem testadas: cada Sun Care Box tem capacidade para acomodar até 250 produtos da mesma marca; só aceita pagamentos por cartão de débito ou crédito e contactless, evitando problemas de higiene sanitária e manutenção técnica frequentemente associados a moedas e notas; é totalmente refrigerada para que possa garantir a qualidade do produto em qualquer localização ou período do ano; e tem também um baixo consumo energético para assegurar custos reduzidos ao distribuidor tanto ao nível económico como ambiental.

“As máquinas também estão equipadas com um sistema de telemetria, o que permite que seja possível geri-las à distância, poupando recursos em deslocações, tempo e pessoal”, realça Luís Teles.

Nivea e cadeia Be Live Hotels já se associaram ao conceito

Os equipamentos Sun Care Box tiveram a sua estreia este verão na unidade de 4 estrelas que a cadeia Be Live Hotels gere em Armação de Pera, no Algarve, com produtos da marca Nivea Sun. João Henrique é o chefe de receção do Be Live Palmeiras e afirma que a nova vending machine causou impacto: “Veio revolucionar o bem-estar dos nossos clientes. As famílias sentem-se mais seguras e protegidas ao adquirir produtos solares na comodidade das nossas instalações e os clientes adoram o conceito da cabine telefónica – além de ficarem super-entusiasmados com o brinde que recebem no final, depois de nos apresentarem o código de compra”.

Gonçalo Sousa Tavares, Head of Shopper & Customer Marketing na Beiersdorf Portugal, reconhece que esta é uma oportunidade diferente para um produto já tradicional. "Para a Beiersdorf, como líder de mercado, é importante poder participar no projeto Sun Care Box com a marca NIVEA Sun. É uma abordagem inovadora pela sua simplicidade, mas também corajosa, dado o momento que vivemos”, defende o representante do grupo, classificando as novas vending machines como “uma forma de se estar mais próximo dos shoppers e das suas necessidades imediatas".

Luís Teles afirma que a parceria com a Nivea foi uma aposta estratégica, considerando que essa é “uma marca respeitada pela sua qualidade, pela sua notoriedade mundial e pelas suas práticas de responsabilidade social”. O serviço Sun Care Box “identifica-se com esse posicionamento” e também tem ambições de internacionalização, estando já em negociação com distribuidores espanhóis afetos principalmente à hotelaria de zonas balneares.

“O franchising é um modelo de negócios que estamos a considerar, mas, seja qual for a modalidade escolhida para distribuição das nossas máquinas, o objetivo é preparar toda a operação para um arranque em força em maio de 2022, já com mais hotéis como parceiros e sem as restrições que, impostas pela pandemia, atrasaram o lançamento do projeto”, revela Luís Teles. O negócio não tem, contudo, que restringir-se apenas ao ramo da hotelaria: “Condomínios privados, parques temáticos, bares de praia e até mesmo festivais de verão também são spots com elevado potencial”.

Estau Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.