AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

UA está a transformar garrafas de plástico recicladas em filamentos para impressão 3D

Inovação

A Universidade de Aveiro está a desenvolver filamentos para impressão 3D a partir de garrafas de plástico recicladas.Os investigares estimam que, para a obtenção de uma bobine de filamento com elevada incorporação de PET(politereftalato de etileno) – um polímero termoplástico – sejam necessárias, em média, cerca de 160 garrafas trituradas.

Estes filamentos foram validados pela equipa de investigação do projeto através da impressão 3D de garrafas com novas soluções de design. “A obtenção de um filamento para impressão 3D não é nada trivial, dado que as propriedades de qualquer polímero, e o PET é um desses casos, vão sendo alteradas consoante as etapas de reciclagem, ou seja, as moléculas vão-se quebrando em cada etapa de reciclagem, o que constitui um problema: qualquer processo de produção exige o controlo absoluto das propriedades do material usado”, explica Martinho Oliveira, diretor da ESAN - Escola Superior Aveiro Norte - da UA, em Oliveira de Azeméis e coordenador daequipa responsável por esta investigação.

Os estudos decorrem no âmbito do projeto REAP - Reciclagem e Reembolso de Embalagens de Alumínio e PET,promovido pela UA, um dos oito projectos aprovados para financiamento pelo Programa Ambiente, do Mecanismo Financeiro plurianual (EEA Grants), estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu.

De acordo com Martinho Oliveira, a investigação prossegue, nomeadamente, “na perspetiva de aumentar a taxa de PET reciclado na produção de cada garrafa e de perceber quais os limites da reciclabilidade do PET, sem nunca abandonar a possibilidade de usar PET não reciclado”. “Estudar-se-ão ainda outras possibilidades para aplicação de PET reciclado”, esclarece.

O projeto REAP, coordenado por Ana Velosa, professora do Departamento de Engenharia Civil e pró-reitora da UA, envolve vários serviços e departamentos da academia aveirense, sendo que, na sua execução, a UA conta com a parceria da empresa norueguesa Infinitum, especialista na implementação do sistema de recolha de resíduos com reembolso naquele país.

O produto resultante da implementação deste projeto está destinado à indústria recicladora e produtora de embalagens de PET e de alumínio, bem como à reciclagem para fins de demonstração e inovação.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.