AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ovar vive fim de semana “À Mesa com Júlio Dinis”

Gastronomia

Este fim de semana, o convite passa por estar “À Mesa com Júlio Dinis”. Em causa está um roteiro gastronómico que passa por oito restaurantes de Ovar e que evoca o escritor Júlio Dinis e a sua ligação pessoal e literária ao município ovarense, no ano dos 150 anos da sua morte.

Tendo como base e fio condutor as referências gastronómicas da obra literária “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis, o público é convidado a sentar-se à mesa de um dos restaurantes aderentes e a degustar uma ementa “dinisiana”.

Convidado para recriar a confeção dos menus, o Chef Luís Lavrador, reconhecido pelo seu percurso profissional de sucesso, onde, entre outros, ocupou funções como chef oficial da seleção portuguesa de futebol e arrecadou prémios como “Chef Cozinheiro do Ano 2006” e o prémio “Chef Silva 2010“, atribuído pela Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, acredita que este encontro é “uma forma diferente de dar a conhecer a cultura de Ovar, das suas gentes, saborear a comida genuína, através de receitas simples”.

Alexandre Rosas, vereador da Cultura do município, reforça a convicção no potencial deste fim de semana gastronómico que “tem como objetivo colocar a cultura ao serviço da economia local, dinamizando os restaurantes e reforçando a coesão territorial. Este evento é o início de algo com muito valor para o concelho e que só pode ter sucesso se todos estiverem unidos”.

Durante este fim de semana gastronómico, a autarquia dinamiza ainda atividades complementares ao evento, que pretendem alargar o envolvimento da comunidade. Nos dias 12 e 13 de novembro o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense estará aberto ao público, com entrada gratuita. Já no dia 14, domingo, terá lugar o “Almoço Literário” com ponto de encontro no Museu, às 10h00, e com passagem pela “Casa dos Campos”. A viagem termina à mesa e o almoço será servido na Sede do Grupo Folclórico “Os Moliceiros”, com a degustação das receitas “dinisianas”.

A exposição da ilustração de “O Canto da Sereia”, conto/novela de Júlio Dinis, por Pedro Podre, está aberta ao público no mercado Municipal e pode ser visitada até 22 de novembro.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.