Para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se celebra de 20 a 28 de novembro, o município de Águeda vai ampliar as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina. Uma forma de “sensibilizar para as boas práticas de reciclagem ao mesmo tempo que apoia o comércio local”, explica a autarquia.
Recorde-se que aquele dispositivo, instalado no mercado municipal, emite um talão com pontos correspondentes aos resíduos depositados, pontos esses que podem ser trocados por vales de compras no comércio local, sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal ou ainda por entradas nas piscinas municipais de Águeda, no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga ou bilhetes para espetáculos no Centro de Artes de Águeda. O projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, designa-se “Resíduos com valor”.
A nova medida vai permitir que a cada 200 pontos os utilizadores possam trocar por cinco vales de um euro, a descontar em compras iguais ou superiores a 10 euros, nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho, incluindo o mercado municipal, até ao limite dos vales disponíveis. “Queremos continuar a incentivar a adoção de medidas sustentáveis pelas famílias e promover o envolvimento mais ativo do comércio local neste projeto, em particular nesta época natalícia”, diz Edson Santos, vice-presidente da câmara de Águeda, acrescentando que vai ser alargado o prazo para desconto e reembolso dos vales até dia 20 de dezembro.
Workshops, sessões de informação e uma conferência para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos tem como tema central as “Comunidades Circulares”. Enquanto município participante, Águeda vai dinamizar diversas atividades que visam sensibilizar os cidadãos, comunidade escolar e entidades públicas e privadas, para o tema da economia circular.
O Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab recebe dois workshops, dias 20 e 27, sempre às 10h00, o primeiro sobre consumo sustentável e economia circular e o segundo sobre “Ser sustentável e Saudável na cozinha. Como?”. Neste espaço vai estar ainda disponível uma ação, intitulada “QR Code dos Resíduos” que, a partir de dia 20, permite a dinamização de um peddy paper em formato digital.
Na escola secundária Fernando Caldeira, no dia 22 (14h30 e 15h30), terão lugar sessões de informação sobre reciclagem e no dia 25 será feita também uma sessão de sensibilização sobre compostagem (online e a partir das 18h30), dirigida a professores e/ou responsáveis pela compostagem nas Eco-Escolas do concelho.
Destaque para a conferência “As novas comunidades circulares”, que irá decorrer no Salão Nobre da câmara municipal, no dia 26, a partir das 14h00, onde serão debatidos temas como a implementação de projetos inovadores de recolha de resíduos, o desafio dos biorresíduos, a importância da comunicação e sensibilização ambiental, bem como as empresas que projetam soluções para a gestão dos seus resíduos.
As atividades propostas carecem de inscrição prévia que está disponível no site da câmara de Águeda.