AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Salpoente celebra 30 anos com nova carta de inverno

Gastronomia

Está já disponível, desde esta quinta-feira, a nova carta de inverno do Salpoente, que constitui o primeiro momento das comemorações dos 30 anos e onde o chef Duarte Eira juntou as memórias de infância e a proximidade da Ria de Aveiro. Os clientes, agora, degustar propostas que tentam recriar pratos de conforto ligados aos locais de vida e trabalho do Chef Duarte Eira. Trás-os-Montes e a Ria de Aveiro associados para degustar e provar nos próximos meses.

“Tentei conjugar ingredientes tão basilares da região de Aveiro como a ostra, a carne marinhoa ou o Bacalhau com outras ligações à minha infância e aos sabores e saberes de Trás-os-Montes, de onde sou natural” refere o chef executivo do Salpoente, Duarte Eira.

A nova carta apresenta pratos como a “Ostra da Ria de Aveiro”, uma ostra panada, na continuação da utilização dos produtos da região e com duas texturas. Também da região, é apresentada a “Sanduíche de marinhoa”, utilizando a língua de vaca desfiada, cozinhada num estufado tradicional, uma peça “menos nobre” mas que conjugada com cebola roxa, coentros em maionese, proporciona sabores equilibrados e reconfortantes. As trufas aparecem em versão com ovo e sem o mesmo, conjugadas com cogumelos silvestres, e a sopa de castanha e nabiça tão conhecida no interior norte é aqui recriada num regresso feliz a Vila Pouca de Aguiar.

Há sempre um “Lombo de Peixe do Dia”, e o “Bacalhau e a Salada de Inverno” uma metamorfose entre o prato que esteve nomeado para as 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal e os sabores de Inverno, onde figuram a esmagada de grão, o ovo, a broa e o azeite. No bacalhau, surge também o “Bacalhau Carabineiro”, um prato cozinhado a baixa temperatura, com arroz de algas e carabineiro e regado com o suco da cabeça do carabineiro. Um sabor forte a mar à mesa.

Nas sobremesas joga-se o “Chocolate, framboesa e gengibre”, com o último ingrediente a dar temperatura ao prato, jogando com a acidez da framboesa e o doce do chocolate, resultando num contraste de sabores. A região de Aveiro é homenageada na sobremesa “Ovos moles, canela e amêndoa”, um prato inspirado no conhecido morgado e nos aveirenses ovos moles.

O restaurante Salpoente situa-se em frente à ria de Aveiro no canal de São Roque, onde dois armazéns antigos de sal foram cuidadosamente recuperados e transformados num espaço de requinte, mantendo a traça original e fazendo parte do património da cidade.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.