AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festival Gastronomia de Bordo passa por 17 restaurantes

Gastronomia

A edição deste ano do Festival Gastronomia de Bordo, promovido pelo município de Ílhavo, passa por 17 restaurantes. A Praia do Tubarão, Bela Ria, Bronze Seafood & Lounge Bar, Canastra do Fidalgo, Casa Velha – Hotel Ílhavo Plaza, Clube de Vela da Costa Nova, Costa do Sal Hotel, Dona Mena, Duna do Meio, Estrela do Mar, MarAdentro, Marina by Luís Lavrador, Marisqueira da Barra, O Gafanhoto, O Navegante, Tábua da Ria e Vista Alegre, são as unidades de restauração que, a partir do dia 30 de novembro e até 12 de dezembro, vão colocar a gastronomia de bordo à mesa.

Nesta quarta edição do festival, cada experiência gastronómica vale uma entrada no Museu Marítimo de Ílhavo, que pode ser usufruída até ao final de 2021.

As propostas são servidas ao almoço e jantar, durante o fim-de-semana, e ao jantar, durante a semana (nos horários e dias de funcionamento de cada restaurante). Os menus apresentados por cada restaurante contemplam, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados (numa combinação de entradas e pratos principais) para uma ou duas pessoas, com diferentes preços.

Há propostas a partir dos 12,5 euros por pessoa - as ementas e preços podem ser consultadas no website do festival -, sendo as pataniscas, as caras fritas, a chora, e as ovas de bacalhau, algumas das entradas mais comuns. Já nos pratos principais, a feijoada de samos, a caldeirada de línguas, o feijão assado com línguas e o arroz de feijão com boininhas e caras fritas são sempre um cartão de visita da gastronomia local.

No que toca às visitas culturais “Sentidos de Mar”, o programa arranca já no dia 30 de novembro, com um roteiro dedicado à pesca costeira e ao circuito dos peixes, seguindo-se, no dia 1 de Dezembro, uma visita centrada na pesca longínqua, com um passeio dedicado ao porto bacalhoeiro e à seca. Destaque, também, para as visitas “Celeiro das Pescas: do Porto Bacalhoeiro à Terra d’Avó”, no dia 5, “A Gastronomia a Bordo do Museu Marítimo de Ílhavo”, no dia 8, e “Comida das gentes da Ria: De barco do Mercado ao Cais”, no último dia do festival.

Destaque, ainda, para o livro “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau", que estará novamente disponível em segunda edição.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.