AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Branco coloca Bairrada no TOP 100 da Wine Spectator

Vinhos

Já é conhecida a tão aguardada ‘Wine’s Spectator TOP 100 Wines of 2021’, ou seja, a lista dos 100 melhores vinhos provados pela mais conceituada revista norte-americana ao longo deste ano, e um deles é orgulhosamente Bairrada. Falamos do ‘Nossa Calcário Bical branco 2019’, que obteve 93 pontos e foi agora catapultado para esta criteriosa e ambiciosa seleção vínica mundial, na posição 31. Nascido no seio do projeto de vinhos Filipa Pato & William Wouters, a sua autoria cabe à enóloga Filipa Pato, que este ano celebra 20 anos de carreira.

Passo a passo e de forma cada vez mais consistente, a Bairrada vai granjeando de reconhecido mérito junto da crítica, nacional e internacional, captando assim mais adeptos que, ao provarem, se rendem à singularidade dos sabores vínicos bairradinos. Vinhos com origem, selo de certificação e de garantia de qualidade DO Bairrada e IG Beira Atlântico, que assim ajudam a valorizar o que de melhor a região tem, nesta que é uma atividade de primeira linha, elevando-a e às suas gentes.

Para Filipa Pato, este reconhecimento tem um significado “gigante” e é, sem dúvida, um marco na sua carreira e, até, na sua vida! Um momento que ficará por muitos e bons anos na sua memória. Quando, em 2001, se iniciou como produtora independente de vinhos, estava longe de imaginar que algo desta dimensão pudesse acontecer. “Depois de verificar a lista sinto-me ainda mais honrada por estar na excelente companhia de um grupo muito distinto de produtores de vinho de classe mundial. Para alguém que vem de uma pequena e encantadora aldeia, chamada Óis do Bairro, na região de vinhos Bairrada e num cantinho do Centro Norte de Portugal, isto parece surreal!”, afirmou, orgulhosamente e ao mundo, nas suas redes sociais.

O vinho em questão é o ‘Nossa Calcário Bical branco 2019’, um vinho certificado com Denominação de Origem (DO) Bairrada que já havia sido agraciado com 91 pontos por Mark Squires, para a Robert Parker Wine Advocate, e 92 pontos pela Wine & Spirits. De ponto em ponto, foi agora a vez da Wine Spectator distingui-lo com 93 pontos e um 31.º lugar no TOP 100 de 2021. Feito apenas com Bical, uma casta autóctone e muito querida na Bairrada Bical, para a crítica de vinhos Gillian Sciaretta este é um branco muito elegante, no qual sobressaem aromas de creme de limão, abacaxi e flores brancas. Com um corpo médio, a boca confirma a elegância, num binómio entre pureza e mineralidade bem presente. Apresenta notas de tangerina, camomila, especiarias e algum herbáceo. Um vinho para beber agora ou guardar até 2030!

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.