AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Restaurante Raiz, a criar raízes no centro de Aveiro

Gastronomia

Onde se come

João Manuel Oliveira

Com dois anos e quatro meses de nascimento, o Raiz é um dos espaços vegetarianos no centro de Aveiro. Literalmente no centro, ocupa um pequeno espaço, que permite pouco mais de uns 20 comensais que podem ser ampliados se a temperatura e o clima aveirense o permitir com mais umas mesas no exterior. Na pedonal rua Mendes Leite, colado à antiga Biblioteca Municipal e que faz a ligação com a zona mais turística, o Raiz aposta nos pequenos-almoços reforçados (há palavras portuguesas para “brunches”), almoços e numa cultura urbana de frugalidade e preocupação com a alimentação.

O espaço conta com duas sócias, Luísa Nascimento e Liliana Santos, que não estavam ligadas ao ramo de restauração, mas a quem o gosto pela comida vegetariana e macrobiótica, pela componente ideológica fez com que optassem por este projeto. Nem uma nem outra são de Aveiro, mas como muitos aveirenses vieram para cá e por aqui ficaram.

O nome diz tudo: Raiz – O Vegetariano do Bairro. Opções saudáveis, comidas vegetarianas, aposta muito séria em que pretende comer saudável, seja por opção de estilo de vida seja no número crescente de pessoas que conjuga a manutenção das proteínas animais com dias vegetarianos.

Cremes de cereais, panquecas de espelta e “smothie bowls” são as estrelas das opções de pequeno-almoço e final de tarde que o restaurante oferece. Mas há clássicos como a tosta de abacate, os iogurtes vegans com granola ou pão de levedura natural torrado com manteiga vegetal e compota bio. Ao sábado, há lugar a um verdadeiro pequeno-almoço reforçado que leva um pouco de tudo o que têm para oferecer.

Eu estive lá ao almoço. A maior parte dos comensais, alguns já habitués, solicitam o prato do dia – há quem vá em dias específicos. Noodles de arroz era a opção – com aspeto e sabor delicioso – que pode ser conjugado num menu do dia que inclui a sopa e chá ou também a sobremesa. Mas quem preferir, pode consultar o menu e escolher entre os hambúrguer – Tofu ou Feijão Azuki – que são acompanhados por chips de batata doce, com cogumelos, grão, cebola e alface e tomate, maionese e um belo pão de beterraba caseiro - as quiches (há sempre mais do que uma), tostas (a de cogumelos shitake tem um belo aspeto), e conjugar com entradas como os filetes de tofu com alga nori, os palitos de vegetais e húmus de ervas… Há mais opções, seguindo a filosofia de pratos equilibrados e com produtos tendencialmente locais. Uma opção a considerar sempre que queira sair da sua zona de conforto!

O serviço é descontraído e porventura um pouco demorado se a esplanada e o interior estiverem cheios. Mas quem vem a este lugar – pelas duas visitas – pretende muitas vezes a escolha/prato do dia e/ou, de manhã, as opções de pequeno-almoço. E depois do pedido ser efetuado, a comida aparece rápido e saborosa. As opções líquidas são, na mesma base dos pratos. Os chás, infusões e bebidas fermentadas. No vinho, três opções de vinhos – biológicos ou de baixa intervenção, dois brancos e um rosé de boas marcas, também a copo. Coerentes e que acompanham bem os pratos apresentados.

Caros leitores, continuamos a receber as suas sugestões para gastronomia@magnumwineclub.com ou para os contatos da AveiroMag

Preço médio (15/20 euros) – https://oraiz.pt/

Raiz – O Vegetariano do Bairro Rua de Mendes Leite, 19 3800-222 Aveiro Portugal

reservas:

234 109 282 934 615 967 9h30_15h00 e 17h00_20h00 (Segunda a Quinta); 9h30_15h00 e 17h00_22h30 (sexta) 9h30_22h30 (Sábado) Domingo encerrado
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.