AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Bacalhau e Afins, o Gadus Morhua com todo o prazer

Gastronomia

Onde se come

João Manuel Oliveira

Já se chamou Porter House, já foi Fusões, Paladarte e até À Linha. Por outro lado, já pode ter sido muitas coisas, mas o espaço é, há cinco anos e meio, o Bacalhau e Afins, o nome que Roberto Almeida lhe deu quando tomou posse do negócio, num acordo entre irmãos. Um viveiro de chefs -o atual é David Estevão, um jovem que começou como estagiário e que foi subindo nas duras tarefas da cozinha - e um local onde tratam bem o fiel amigo e a outra produção nacional de qualidade, o vinho. Eis o Bacalhau e Afins.

Chamo-lhe viveiro de chefs porque quem lá passa, ou volta ou deixa marca. Armando Matos, que atualmente presta assessoria ao restaurante, já lá esteve como chef – mesmo quando o espaço era o Fusões e com o Bacalhau e Afins e a consistência dos pratos tem sido reconhecida pelo concurso da Revolta do Bacalhau, com habituais diplomas de ouro pela qualidade e apresentação dos pratos de bacalhau.

Situado num local emblemático de Aveiro, de frente para o Rossio (agora em obras) e perto da zona turística da Praça do Peixe – o restaurante tem um menu bastante apetitoso, que passo a tentar descrever. Como o nome refere, poderíamos entrar na refeição por clássicos intemporais como o pastel de bacalhau ou as pataniscas do dito. Mas para os apaixonados muito mais interessantes são as ovas em escabeche, ou o creme de bacalhau aveludado onde as línguas são rainhas e, indispensável, a oficial “salada de bacalhau desfiado”… Aquela que os conhecedores conhecem como punheta de bacalhau. Nos pratos principais, há 12 pratos de bacalhau, desde os clássicos (lagareiro ou zé do pipo, brás ou natas) à Trilogia de Bacalhau Abafado ou aos Rissotos e ao Arroz dos Nossos Chefes. A indecisão é da escolha… ?

Para quem não pretenda o fiel amigo, há sempre a opção marisqueira ou o peixe do dia, uma ou outra massa e cinco opções carnívoras, com especial destaque para a bochecha ou a bisteca de novilho. Os vegetarianos têm 3 opções na carta. Nas sobremesas, a pastelaria esmera-se e recomendo a Trilogia Tropical ou a atraente combinação entre o Amendoim, Chocolate e Caramelo. Se não quiser escolher, vá pelo Pijama que é prazer garantido.

Se é enófilo, certamente se irá enamorar pelo Bacalhau e Afins. Ampla escolha de vinhos, ultrapassando com facilidade a centena de referencias, a carta tem sugestões a copo bastantes e com qualidade e opções para todas as carteiras. Copos de vários tipos e o Roberto dá a conhecer opções de forma correta e com conhecimento. Vale a pena lá ir, também, pela paixão do vinho.

Caros leitores, continuamos a receber as suas sugestões para gastronomia@magnumwineclub.com ou para os contatos da AveiroMag

Preço médio (30/35 euros)

https://www.facebook.com/bacalhauafins/ Bacalhau e Afins Rua de João Afonso de Aveiro 13 3800-198 Aveiro Portugal

Reserva:

916235226 Fecha ao domingo à noite

Horário de Abertura

12h – 15h (todos os dias) 19h – 23h (todos os dias, exceto Domingo)
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.