A AGIL - Associação Gráfica Ilhavense - lança, no dia 26 de março, às 15h00, o primeiro livro de Tiago Félix, “As Mãos Enquanto Esperamos”, na Casa da Música de Ílhavo. Os bilhetes para a festa de lançamento, que contará com Éme e Moxila, que apresentarão o seu novo álbum, podem ser reservados através do preenchimento de um formulário online.
É o primeiro livro do autor natural de Alcobaça e contém cinquenta poemas escritos entre 2015 e 2020, resultado de uma prática quotidiana. O trabalho de edição e concepção gráfica coube à AGIL, com execução gráfica dividida entre a Tipografia Beira Mar e a associação ilhavense, na qual foram impressas manualmente através do método de serigrafia as ilustrações que constam da capa, ilustrada com recurso a gravação em linóleo pela Mariana Costa.
Tiago Félix é, além de poeta, cantautor, tendo lançado em 2021 o álbum “Está Tudo Bem”, produzido pelos amigos Éme e Moxila, músicos pertencentes ao colectivo lisboeta Cafetra. É desta amizade no trabalho que surge o convite para a entrada nesta festa de lançamento.
O processo de produção com recurso a técnicas gráficas manuas inscreve-se numa identidade editorial da associação, enquanto projeto artístico, que procura na exploração da materialidade do objeto um resultado mais íntimo e substantivo. Nascida em Ílhavo, em 2019, a AGIL tem a gráfica como dispositivo criador e procura constituir-se enquanto ponto de encontro, criação e aprendizagem. Depois de "Lancia Y10 - Uma novela rodoviária", de David Calão, em setembro de 2020, esta é a segunda obra lançada pela associação ilhavense.