AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Balanço positivo para a primeira edição do Festival Semente

Artes

Durante três dias (18, 19 e 20 de março), centenas de pessoas experienciaram pela primeira vez o Festival Cultural Semente, uma iniciativa da PROMOB em parceria com a Galeria Olga Santos, que encheu os lugares da Mamarrosa (Oliveira do Bairro, Aveiro) com música, artes plásticas, poesia, palestras e uma feira do livro e da árvore.

Com ateliers de leitura e de aproximação à natureza para crianças, exposições de arte e fotografia, apresentações de livros, performances artísticas e palestras de diversas associações, a programação que acompanhou a feira do livro e da árvore (composta por livreiros, alfarrabistas, artesãos e vendedores de sementes e árvores) pretendia a reconexão dos participantes à terra, em todos os seus sentidos – “Terra” como planeta, como solo e como lugar em que habitamos.

Foi, também, “Terra” o mote de uma tertúlia central do Festival, que juntou figuras como Carlos Fiolhais (físico), Ulisses Azeiteiro (biólogo), Olga Santos (arquiteta), Valdemiro Pereira (economista), Catarina Pereira (comunicadora) e Belino Costa (escritor). Moderada por Oriana Pataco (jornalista) esta conversa tornou-se um elogio às pequenas vilas, suas histórias e identidades, e uma reflexão sobre o papel do homem na preservação da Terra, na promoção da comunidade, da solidariedade e na criação da arte e de espaços de partilha de ideias e cultura.

As exposições permanentes agraciaram vários espaços desocupados da Mamarrosa, como antigas adegas e destilarias. “Desde a Semente”, em colaboração com a Quinta Pedagógica Aidos da Vila, encheu o edifício dos antigos correios com centenas de sementes distintas, como pequena amostra do espólio deste projeto do concelho de Anadia que conta com mais de um milhar de espécies de todo o planeta. “Mulher Terra”, inspirada na vida e obra da poetisa Mamarrosense, Rosinda de Oliveira, contou com obras de mais de 3 dezenas de pintores, escultores e artistas plásticos. “Da Terra ao Céu” ocupou antigas adegas e destilarias da vila com obras de alguns desses artistas. E os participantes do curso de fotografia da PROMOB viram os seus trabalhos exibidos numa exposição que compunha o salão onde decorria a feira do livro e da árvore.

A ligação à terra e ao livro, ideia que se repetiu durante todo o Festival, culminou em várias palestras sobre preservação da natureza e a importância da leitura, apresentações de livros, e uma caminhada literária pelos lugares emblemáticos da Mamarrosa e suas instituições culturais e recreativas.

Os alunos do Conservatório de Música da Bairrada completaram o Festival, atuando em duas ocasiões: um concerto com poesia “In Vino Veritas”, uma ode à Bairrada, ao vinho e à identidade rural; e um atelier de pintura inspirada na música erudita tocada por estes alunos ao vivo.

A PROMOB congratula-se com a realização do Festival Cultural Semente, uma iniciativa inédita e de grande relevo para a mobilização da comunidade, com foco na cultura, educação, sustentabilidade, conservação da natureza, e na dinamização dos espaços e instituições das comunidades locais.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.