O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou uma campanha para a necessidade de salvar as espécies migratórias, incluindo um vídeo no qual Hugo Ferreira participa. Hugo Ferreira é aluno do Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais e dedica-se ao estudo dos processos que influenciam a dinâmica populacional do Colhereiro-europeu. No vídeo Hugo apela à inclusão da voz dos jovens nos processos e decisões que afetam as suas vidas e o futuro do planeta.
As aves migratórias têm um papel fundamental no equilíbrio e na manutenção dos ecossistemas, providenciando-nos vários serviços como a polinização, alimentação, controlo de pragas e muitos benefícios económicos. Contudo, estamos a perder muitas espécies a um ritmo vertiginoso. Se nada for feito de maneira a inverter a tendência atual, um milhão de espécies poderá extinguir-se num futuro próximo.
A convenção para a conservação de espécies selvagens migratórias tem encetado várias soluções práticas, no sentido de proteger espécies ameaçadas, e evitar a morte ilegal de muitos outros indivíduos. Sensibilizar os jovens para a conservação das espécies é um dos objetivos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Hugo Ferreira reforça que é necessário dar voz aos jovens, bem como os instrumentos necessários, não só para que as suas vozes sejam escutadas, mas também para que possam agir em conformidade.
O vídeo do estudante da UA pode ser visto em: https://www.unep.org/news-and-stories/story/states-band-together-save-migratory-species