AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Restaurante Clube de Vela: Ver, comer e beber!

Gastronomia

Onde se come

João Manuel Oliveira

Depois de uma pausa semanal por questões profissionais, regressamos ao convívio convosco. E hoje tenho pena de, por sistema, publicar aspetos dos pratos saboreados. É que neste espaço, a vista vale um valor acrescentado na conta final, pois o novo interior – e o exterior do Clube de Vela Costa Nova é… no mínimo, adorável à vista! Por isso, mal de quem tenha que ficar de costas para os vidros e não puder apreciar a vista da praia mágica da região, a da Costa Nova.

Mas como esta crónica não é de decoração de interiores, mas sim do aforramento do interior ? vamos ao que interessa. Somos rececionados com uma flute de espumante e encaminhados à mesa. A equipa de sala é profissional, conhece os clientes habituais e é deferente e solícita para os novos.

Não me vou alongar muito sobre o espaço ou sobre a equipa liderada pelo Manuel Almeida Santos . Sobre o primeiro, a vista do céu e da Ria só por si merece a visita. O segundo, já foi alvo de um perfil neste mesmo espaço e quem almoça ou janta na região nos últimos 20 anos terá passado, quase certamente, por um espaço dele.

O menu é claramente dominado pelo binómio peixe / marisco. Algo correto e que devia ser incentivado: cada espaço tem um conceito e deve viver com ele. Ora, se estamos à beira-mar, literalmente em cima da ria e com o mar quase em linha de vista – o porto de pesca está – porque razão não teríamos essa opção? As entradas andam entre os bivalves bem conseguidos – seja à Bulhão Pato ou cozidos – e pratos típicos da região como as línguas e os sames. Nos pratos principais, o cliente pode escolher sempre entre os peixes do dia, que vão variando conforme o que a praça dá, e os mariscos ou o fiel amigo, seja no delicioso abafado de bacalhau ou num lombo bem servido. E há mais espaço existisse para eu provar nas vezes que lá fui e mais formas de o apreciar teria… Não quero com isto dizer que quem não queira peixe e marisco não deve visitar o espaço, porque é bem recebido, mas as opções são claramente para os peixes!

Deixo umas dicas finais: a cataplana de pescado ou o arroz de marisco são, para além do abafado de bacalhau, algumas das iguarias que deve provar. Mas guarde espaço para a sobremesa. Há variedade e qualidade. E como manda a tradição aqui na região, pode sempre pedir um pijama se não conseguir escolher…

A nível vínico, que, como sabem, dou importância, também aqui há que realçar a atenção ao pormenor, num restaurante para este tipo de gama e clientes. Copos de qualidade e uma carta de vinhos que se inicia pela região da Bairrada fazem-me brilhar os olhos. A predominância dos brancos também é de louvar, estando a carta também com Dão, Douro, Alentejo, região dos Vinhos Verdes, Espumantes e Champagnes. Boas opções, entre o equilibrado e… as ocasiões especiais. A predominância dos brancos é normal e bem-vinda, dado ser um restaurante predominantemente piscícola e marisqueiro!

Caros leitores, continuamos a receber as suas sugestões para gastronomia@magnumwineclub.com ou para os contatos da AveiroMag

Preço médio (40 euros) – https://www.facebook.com/cvcnrestaurante/

Clube de Vela da Costa Nova Avenida José Estêvão s/n, Costa Nova

Horários

segunda a sábado 12h00 ~ 00h00 domingo 10h00 ~ 16h00 reservas 234 360 250
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.