AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Comunidades de Santa Maria da Feira criam espetáculo com a Casa da Música

Palcos

Desde o início de março que 43 membros de comunidades do nordeste do concelho de Santa Maria da Feira participam de forma ativa na construção de um espetáculo musical e artístico da Casa da Música. “Viagem da Montanha ao Mar” é uma criação feita por gente de coração aberto, que se entregou de forma surpreendente ao desafio lançado pela Câmara Municipal. O espetáculo sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, nos dias 28 de abril (15h00) e 1 de maio (17h00), integrado na programação do projeto metropolitano Holograma – Cultura para Todos.

Resultado de um processo colaborativo, participativo e inclusivo com pouco mais de um mês de trabalho, o espetáculo “Viagem da Montanha ao Mar” foi construído com o contributo de membros da comunidade da União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior e da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, tendo como ponto de partida a identidade do concelho. “Temos vivido momentos muito bonitos, de partilha de saberes, mas sobretudo de afetos”, revela Ivo Brandão, um dos formadores da Casa da Música, surpreendido com a forma “expedita” como os participantes integraram a sonoridade do grupo, mas também com a qualidade da dança.

Para além das tradições, usos e costumes feirenses, o espetáculo inclui referências às grandes marcas culturais do território, como a Viagem Medieval e o festival Imaginarius, constituindo-se como uma enorme “manta” que ainda está a ser “cosida” pelas mãos de todos os participantes. “O que foi mágico na Feira foi a forma como rapidamente nos constituímos como grupo e passámos a ser construtores ativos do processo”, confidencia Ana Oliveira, também ela formadora da Casa da Música, que acompanha os dois grupos desde o primeiro dia.

No palco do Cineteatro António Lamoso vão estar cantores e dançarinos, mas também músicos da comunidade que começaram a aprender a tocar há poucas semanas e hoje já constituem uma verdadeira orquestra de sopros. Gente rica em afetos e saberes, que abriu os livros de memórias para partilhar canções, poemas, imagens e objetos de outros tempos, que ajudam a definir quem são e de onde são.

Citando a máxima “Nada importa se não tocarmos o coração das pessoas”, a formadora Ana Oliveira convida o público a usufruir desta experiência única e genuína, construída por pessoas de coração aberto, que se entregaram em pleno a este desafio. “Quer-nos parecer que já conseguimos tocar o coração dos que vão estar em palco e agora vamos todos querer tocar os corações dos que vierem ver-nos”, remata.

“Viagem da Montanha ao Mar” é um de 12 espetáculos de acesso gratuito que o projeto Holograma da Casa da Música traz a Santa Maria da Feira entre 28 de abril e 1 de maio. As reservas para as duas sessões devem ser feitas através do link https://bit.ly/HologramaComunidades. O programa completo está disponível em www.cm-feira.pt/holograma.

Desenvolvido ao longo de dois anos em parceria com os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, o projeto Holograma – Cultura para Todos pretende alcançar diferentes públicos, proporcionando-lhes experiências musicais com raiz pedagógica e educativa, mas sobretudo ir ao encontro dos que carecem de maiores cuidados, particularmente no que toca ao acesso e à fruição cultural.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.