AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Município de Águeda celebra 5.º aniversário do Centro de Artes

Palcos

A Câmara Municipal de Águeda preparou um programa especial para a comemoração do 5.º aniversário do Centro de Artes de Águeda (CAA), que se assinala no próximo mês. Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, para além da programação, foi projetado o futuro deste espaço cultural.

Durante todo o mês de maio, estão previstos vários espetáculos de diversas áreas artísticas, cujo programa é detalhado abaixo, como o concerto de Diogo Piçarra, o humor de César Mourão, a estreia de “A grande orquestra das mãos de barro”, da d’Orfeu, uma masterclass dirigida por Albano Jerónimo, que também assume a direção da peça “Orlando”, sem esquecer o teatro de marionetas “No conto da raposa” e a música da Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Águeda.

Na sessão de quarta-feira, Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, salientou que este equipamento foi construído integralmente com recursos financeiros da Câmara Municipal, sublinhando que estes cinco anos evidenciam a potencialidade e importância da existência deste equipamento, cujos custos de funcionamento são assegurados pelo orçamento municipal. “Tem sido, indiscutivelmente, uma aposta ganha”, disse.

A “determinação e vontade” de ter este espaço disponível para receber os mais diversos projetos culturais é alicerçada numa gestão rigorosa das contas da Câmara. “Somos dos municípios do país que dedica uma maior fatia do seu orçamento à cultura, sem descurar nenhuma outra área, mantendo a velocidade dos investimentos, para além de termos prestado um conjunto muito alargado de apoios a instituições e coletividades, às Juntas e Uniões de Freguesia e mantendo os impostos municipais no mínimo. Com tudo isto, conseguimos ter contas do exercício positivas”, declarou, realçando que esse desempenho só é possível com uma boa gestão.

Pólo central da cultura em Águeda

Mais do que lembrar os cinco anos do CAA e apresentar o programa de aniversário, Edson Santos salientou o projeto e visão estratégica para o futuro deste equipamento cultural. “Queremos que o CAA seja um pólo central da cultura em Águeda, que a partir daqui sejam criadas várias atividades”, disse o vice-presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que uma das apostas maiores passa pelo Cultur’Águeda, o novo projeto municipal que visa promover espetáculos e dinâmicas culturais nos diversos equipamentos existentes nas freguesias.

O grande objetivo deste projeto “é descentralizar a oferta cultural, aproximando a cultura das pessoas, ao mesmo tempo que se aproveita os equipamentos existentes nas freguesias”, apontou o Vice-Presidente, sublinhando que os concertos das bandas filarmónicas que está a percorrer o concelho e o concerto de Gerardo Rodrigues, na Casa do Povo de Valongo do Vouga (amanhã, dia 29), são os primeiros exemplos dessa estratégia de descentralização e democratização da cultura.

Outro objetivo estratégico passa por reforçar o Projeto Educativo do CAA, numa aposta na formação de públicos, nomeadamente infantil e juvenil, levando a cultura às escolas e trazendo as escolas às atividades que aqui são desenvolvidas. “É este público que, no futuro, irá encher as salas”, destacou.

Afirmar Águeda, cada vez mais, como um concelho produtor de arte e cultura, que promove e apresenta criações artísticas, é um propósito que tem dado fruto, sendo um município (re)conhecido pelas atividades culturais que promove, no CAA, na cidade e concelho.

Destacando a importância do trabalho em rede, a Câmara de Águeda pretende estabelecer uma maior dinâmica de espetáculos com parceiros locais ou intermunicipais e até internacionais. Uma das parcerias, atualmente em fase de candidatura no âmbito do “Europa Criativa”, envolve instituições de cinco países, no valor de um milhão de euros, que pode dar origem a novas parcerias e criação de conteúdos culturais em rede.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.