Esta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de maio, Albergaria-a-Velha convida a descobrir a “Lenda do Rio” no Parque do Areal, em Angeja, através de passeios na natureza, concertos e um espetáculo de luz.
No sábado, às 10h00, há um Passeio Interpretativo e Birdwatching na Pateira de Frossos, património natural único no país e um importante habitat de aves migratórias, orientado pelo biólogo Luís Guilherme Sousa. Nesta atividade os participantes irão dispor de binóculos para uma melhor observação da fauna e da flora. As inscrições são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia para o endereço de email: ctalba@cm-albergaria.pt.
Este programa cultural tem o seu ponto alto no sábado, às 23h, com o espetáculo “Lenda do Rio”, que combina as artes circenses, a cor, a luz, a pirotecnia e os drones.
A “Lenda do Rio” é também marcado pela música: na sexta-feira, dia 6, há um concerto da Banda Velha União Sanjoanense (21h30) e no sábado atuam a Banda Recreativa União Pinheirense (17h30) e a Banda de Instrução e Recreio Angejense (21h30).
Esta é uma iniciativa do "3 territórios, 1 rio que nos une", um projeto interconcelhio de programação cultural em rede, que liga os Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda e Sever do Vouga, com o objetivo de promover a cultura e o turismo, valorizar o rio, as coletividades e o património destes três territórios.
Neste projeto privilegia-se a utilização dos espaços envolventes ao Rio Vouga e à Pateira de Fermentelos, tendo os três municípios lançado o repto às instituições locais para a produção de espetáculos.
António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, considera que "3 territórios, 1 rio que nos une" revela a capacidade de construir pontes: "Este projeto é uma ponte muito interessante porque une três lados - os autarcas, os colaboradores das autarquias e a preocupação comum em potenciar e valorizar as nossas coletividades, as nossas associações e as nossas empresas no nosso território".