O município de Oliveira do Bairro plantou 300 árvores, no passado dia 7 de maio, no âmbito do projeto piloto europeu Project LIFE Clivut.
Em cada local (Sobreiro, Palhaça e Vila Verde), foram plantados 50 arbustos e 50 árvores, fornecidas pelo projeto, à semelhança do que já aconteceu em cidades como Cascais, Bologna e Perugia (Itália) e Thessaloniki (Grécia).
Jorge Pato e Susana Martins, vice-presidente e vereadora, respetivamente, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, participaram empenhadamente nesta atividade, que contou ainda com a colaboração dos escuteiros dos agrupamentos do concelho (Oliveira do Bairro, Oiã, Troviscal e Palhaça).
Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal, também marcou presença, congratulando-se com a iniciativa, que vem trazer “mais ’verde’ e mais sombra aos nossos espaços urbanos”, aproveitando para deixar “uma palavra de agradecimento a todos os que participaram na iniciativa, em especial aos grupos de escuteiros do nosso Concelho”.
A iniciativa foi concretizada no âmbito da adesão do município de Oliveira do Bairro ao projeto piloto europeu Project LIFE Clivut (Climate Value of Urban Trees - Valorização Climática da Arvorização Urbana), com o intuito de criar três ilhas de sombra em meio urbano.
O Life CLIVUT é um projeto financiado ao abrigo do programa europeu Life Climate Information And Governance, instrumento de financiamento da União Europeia para o ambiente e o clima.
O principal objetivo do projeto é aumentar o conhecimento e, portanto, a consciência da comunidade sobre a contribuição das árvores nas zonas urbanas para a atenuação dos efeitos das ilhas de calor no ecossistema urbano e nos habitantes.