Está quase a chegar aquele que Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro garante ser “um fim de semana imperdível”. Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, miúdos e graúdos são convidados a participar num programa de atividades que acontece dentro e fora de portas e que envolve uma saída de campo e duas atividades laboratoriais.
Para os dias 21 e 22 de maio, a Fábrica preparou um conjunto de atividades para as famílias se juntarem e celebrarem a biodiversidade à nossa volta. De telemóvel na mão e com a curiosidade bem aguçada, os participantes vão poder descobrir a biodiversidade do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, com um jogo de realidade aumentada.
Na atividade “Os sedimentos marinhos escondem vida”, por sua vez, o desafio é que “mergulhem até ao fundo do mar”. Por lá, poderão surpreender-se com alguns dos invertebrados que aí se escondem, observá-los à lupa e ficar a perceber mais sobre a sua função no ecossistema.
Para os pequenos cientistas que também nutram gosto pela culinária, a proposta passa por transformar a cozinha num laboratório e investigar a “planta do futuro”, a salicórnia. Os participantes poderão explorar a biologia desta planta e a química envolvida na confeção de um delicioso pão sem sal, barrado com uma manteiga surpreendente.
Além de servirem para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, asatividades propostas pela Fábrica pretendem sensibilizar a comunidade para a necessidade de todos contribuirem para a preservação dos ecossistemas.As atividades requerem inscrição prévia através do telefone 234427053.