AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Um dos mais notáveis jovens trompetistas ensina e atua no Campus Jazz

Artes

O nome Philip Dizack é familiar para muitos. Quanto aos menos atentos à cena Jazz, saibam que foi um dos 25 “Trompetistas para o Futuro", em 2007, segundo a revista DownBeat. Com o quarteto de Shai Maestro, contribuiu para o elogiado ‘Human’, recentemente lançado pela ECM. Dizack vai falar da sua experiência e atuar, a 9 de junho, com a Orquestra de Jazz da UA no Campus Jazz, promovido pela Universidade de Aveiro (UA).

Este músico de craveira internacional participará num conjunto de atividades do programa Campus Jazz: masterclass, workshop, tiny lab talk e concerto. Para 8 de junho, a partir das 17h00, no auditório Renato Araújo (edifício da Reitoria da UA), está agendada uma masterclass destinada à comunidade académica da UA, às escolas de ensino oficial e profissional da região e à comunidade artística em geral. Recorde-se que, antes, a partir das 15h00, o programa do festival inclui um showcase de escolas oficiais, de nível secundário e profissional da região, com formação na área do Jazz. Participam, neste showcase, os conservatórios de música de Aveiro, de Coimbra e da Jobra.

A segunda atividade com Philip Dizack será um workshop, a 9 de junho, pelas 11h00, também no auditório Renato Araújo, e destina-se exclusivamente aos trompetistas de toda a comunidade académica da UA, das Escolas de Ensino Oficial e Profissional da região e da comunidade artística em geral.

Dizack em debate e concerto

No mesmo dia, mas a partir das 15h00, uma tiny lab talk, Dizack será o convidado numa conversa com a docente do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA e diretora do Centro de Estudos de Jazz, Susana Sardo. O mote será “Jazz dialogues: roots, worlds and futures” e a mediação estará a cargo de Jorge Castro Ribeiro, também docente do DeCA . A esta conversa o público pode assistir presencialmente, na sala American Corner - Biblioteca da UA, embora sujeitando-se à lotação do espaço, ou em direto via streaming (via YouTube da Universidade de Aveiro).

As tiny lab talks são conversas descontraídas (cerca de 30 minutos) entre convidados dos Estados Unidos e membros da Universidade de Aveiro, dinamizadas através do programa American Corner da UA. O programa American Corner conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.

A participação de Philip Dizack no Campus Jazz 2022 termina a 9 de junho, a partir das 21h30, com o um concerto em que o trompetista norte-americano atuará com a Orquestra de Jazz UA, constituída por alunos da Licenciatura em Música. Serão interpretados temas originais do próprio e alguns standards de Jazz. A direção artística estará a cargo de João Martins, docente da UA.

Dia 9 é um dia longo para o Jazz na UA. Depois do concerto o público e os músicos são convidados a partir para o espaço do GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro, onde Cláudio César Ribeiro e quarteto fazem a abertura para se seguir um momento descontraído de participação em formato Jam Session, a primeira do Campus Jazz.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.