O terceiro evento Comunid’Arte (programa de arte e cultura da Paróquiada Vera Cruz) terá lugar este sábado, pelas 21h30, na Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, mais conhecida por Igreja Matriz da Vera-Cruz, em Aveiro. Será a inauguração da exposição “O Caminho dos Santos”, do artista Paulo Neves, que foi apresentada em Santiago de Compostela, na Galiza.
É composta por 13estátuas de madeira de cedro do tamanha de pessoas reais, algumas delasmais imponentes e maiores, com rostos, círculos e espirais. Representamos apóstolos, simbolizando os restantes elementos em exposição ocaminho percorrido pelos mesmos, qualquer que seja ele.
Esta exposição do escultor natural de Cucujães, Oliveira de Azeméis, estará patente em Aveiro até 31 de Julho.
A inauguração contará com a presença do músico Henk Van Twillert, que fará uma pequena performance com o seu saxofone. Haverá ainda a oportunidade de acolher o testemunho do Padre João Paulo Henriques, peregrino de Santiago, partilhando a experiência espiritual do Caminho.
Este evento assumirá os contornos dos primeiros encontros: é aberto à comunidade, estando apenas sujeito à lotação daquele local de culto, sem reserva prévia ou necessidade de ingresso.
A Igreja de Nossa Senhora da Apresentação começou a ser edificada em 1616, conservando, passados tantos séculos, toda a sua beleza, sobretudo a sua rica talha dourada, com belíssimos retábulos colaterais. A Igreja conta ainda com um espaço museológico com peça de elevada valia e relevância artística e cultural.