AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A OLI está a completar 65 anos e vigor é coisa que não lhe falta

Empresas

Corria o ano de 1954. Dois irmãos, António e Saul Rodrigues Oliveira, naturais de Eixo, cumprem “o sonho” de criar o seu próprio negócio, constituindo a Oliveira & Irmão, Lda., sociedade comercial por quotas.

Rui Oliveira, o filho mais velho de António Rodrigues Oliveira, atualmente administrador da OLI – o seu irmão, António Oliveira é o presidente -, recorda-se bem do dia 3 de março de 1954. “Na altura, tinha cinco anos e foi com o pai, sentado no quadro da bicicleta, para a assinatura do contrato de arrendamento das instalações da empresa, na rua Cândido dos Reis, número 35. António Tavares de Sousa era o proprietário deste armazém de 200 metros quadrados, onde tinha funcionado uma antiga fábrica de pirolitos. Esta seria a sede da OLI até ao início dos anos 60”, é evidenciado no livro “A nossa história”, que é lançado pela empresa, esta quinta-feira, em Aveiro.

“Numa primeira fase, a atividade da OLI teve uma predominância de comercialização de artigos de ferro fundido, que se pode justificar pela proximidade geográfica com as principais indústrias de fundição do país da época, como a ALBA em Albergaria-a-Velha, a OLIVA em São João da Madeira ou a CIF em Entre-os-Rios, e pela prévia atividade dos dois irmãos no negócio da metalurgia”, especifica a obra à qual a Aveiro Mag teve já acesso.

Líder ibérica do setor

Estavam, assim, lançadas as sementes para o crescimento daquela que é, atualmente, uma das maiores empresas aveirenses. Já passaram 65 anos e o balanço dificilmente podia ser mais positivo: “A OLI chega aos 65 anos com o estatuto de líder ibérica e uma das maiores produtoras europeias de autoclismos. Tem filiais em Itália, Alemanha e Rússia. Emprega 401 pessoas em Portugal, exporta 80% da produção para mais de 80 países dos cinco continentes”.

“Todas as semanas, a partir do complexo industrial, em Esgueira, saem entre 20 a 25 camiões com 160 toneladas de produtos. A OLI é o terceiro maior empregador, em número de pessoas, e o quarto maior exportador do concelho de Aveiro”, é ainda evidenciado no livro.

A apresentação da obra (esta quinta-feira, às 18h30, na antiga Capitania) estará a cargo de Júlio Pedrosa, antigo reitor da Universidade de Aveiro, e contará com a participação do presidente da OLI, António Oliveira, e do administrador, Rui Oliveira. O livro é editado pela AD Communication.

A empresa OLI conta a sua história em livro
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.