Se tudo correr conforme previsto, em meados de mês de novembro o novo Plano Diretor Municipal de Aveiro (PDM) já deve estar prestes a ser publicado em Diário da República. A estimativa foi traçada por Ribau Esteves, presidente da autarquia, depois de o documento ter sido aprovado, por unanimidade, em sede de comissão consultiva – que é composta por 32 entidades, além da própria câmara.
O novo plano assume uma cidade que se estende para além da atual, alongando-se até aos aglomerados de Cacia, Esgueira, Azurva, Santa Joana, São Bernardo e Aradas. “Transcendeu a fronteira da antiga EN 109 e passou a ser limitada pela sua Via de Cintura Urbana, formada pela A25 (entre o nó do Estádio e o nó das Pirâmides) e pela A17 (entre o nó do Estádio e o nó das Quintãs/Póvoa do Valado)”, aponta o autarca. Razões mais que suficientes para o município deixar a promessa de encetar nova luta para evitar que os cidadãos que fazem estes percursos urbanos continuem a pagar portagens.
Ponto acente, no novo PDM, é também o abandono, em definitivo, do projeto da Avenida de Santa Joana. Por outro lado, ficam reiteradas “a Via Panorâmica a Sul de Verdemilho, a Variante a Sul de Eixo, a Variante à EN 235 em N. Sra. De Fátima/Mamodeiro e a ligação Aveiro/Águeda”, revela Ribau Esteves.
O documento, que deve ser sujeito a votação na primeira reunião camarária de setembro – seguindo, depois, para consulta pública -, prevê um aumento da área urbana de 35,02 para 41,19 quilómetros quadrados”.
A área industrial ou de atividades económicas “passa de 9,02 para 9,53 quilómetros quadrados, criando-se as novas zonas de espaço verde complementar com 3,54 quilómetros quadrados e de espaço verde urbano com 1,5 quilómetros quadrados”, foi, ainda, revelado.
O novo documento assume também a importância da ria de Aveiro, destacando a aposta “na área dos desportos náuticos, com destaque para o trabalho em desenvolvimento pela Estação Náutica do Município de Aveiro e para equipamentos novos a executar com base nas pré-existências como são os Postos Náuticos do Rio Novo do Príncipe e da Zona da Antiga Lota, ou a Pista de Pesca Desportiva na Pateira em Requeixo”.