A centenária Adico, a mais antiga empresa de mobiliário metálico portuguesa, evitou, durante o ano de 2021, a emissão para a atmosfera de 15,38 tCO2, o que equivale a menos de 154 mil quilómetros percorridos de automóvel.
O número que integra a declaração “Menos Pegada Mais Futuro”, atribuída pela Sociedade Ponto Verde, foi calculado tendo por base a quantidade anual de embalagens colocadas pela Adico no mercado e o desempenho geral do sistema de gestão de resíduos.
Para além da adoção de medidas que visam a redução da pegada de carbono, a Adico está ainda a implementar a certificação pelo sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015, cujo objetivo é apoiar as organizações na melhoria do seu desempenho ambiental através do uso eficiente de recursos e da redução de desperdícios.
“O maior desafio da atualidade é o da preservação do planeta. Uma preocupação que deve ser encarada por todos como uma missão e na Adico estamos a organizar-nos de forma a respondermos eficazmente às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades sócio económicas de todos os que de algum modo integram o nosso ecossistema. O desenho dos próximos 100 anos passa também pela consciência de que temos de reduzir a nossa pegada”, refere Miguel Carvalho, administrador da Adico.
A Adico é uma empresa familiar de capitais exclusivamente portugueses. A 2 de dezembro de 2020 assinalou o 100º aniversário. Fundada por Adelino Dias Costa, em Avanca, Estarreja, a Adico é hoje a empresa mais antiga em Portugal no setor do mobiliário metálico e uma das mais antigas na Europa.