A Arte no Tempo volta a convocar o público para uma tarde de sábado em torno de boa música no Auditório do Museu de Aveiro/Santa Joana, dia 3 de dezembro, com início às 15h30. A última sessão “Que música ouvimos?” de 2022 será conduzida por Ana Cancela, que estará à conversa com o historiador Hugo Barreira (na foto), para conhecer as suas escolhas musicais. Previamente, José António Christo, diretor do museu, fará as honras da casa com a visita a uma obra de arte em exposição.
Hugo Barreira é doutorado em História da Arte Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), instituição onde é professor auxiliar do Departamento de Ciências e Técnicas do Património. É investigador integrado do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - e as suas áreas principais de investigação são a Arte, Arquitetura e Cultura da Época Contemporânea, a Cinematografia e a História Local.
Desenvolve, atualmente, investigação sobre o cinema e a imagem em movimento e sobre a sua utilização como recurso para os estudos em história da arte e do património, bem como sobre a cultura visual, a relação som-imagem e a história da arte e da arquitetura contemporâneas, sendo autor de diversas publicações nestas áreas.
Coincidentemente, os dois anfitriões desta sessão - Ana Cancela e José António Christo - são, à semelhança do convidado, formados em história da arte e o cruzamento das suas experiências e visões estéticas enriquecerão certamente a discussão à volta das propostas musicais apresentadas. Após a contextualização das obras e a sua escuta partilhada, a conversa é aberta a todos os presentes, estendendo-se informalmente na sala ao lado, com a oferta de uma chávena de chá.
As sessões “que música ouvimos?”, de entrada livre, acontecem no primeiro sábado de cada mês, às 15h30, no Museu de Aveiro/Santa Joana, sempre com um convidado diferente.