AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Biblioteca da Mealhada apresenta “Sextas com estórias e memórias”

Literatura

O programa de contos e estórias “Sextas com estórias e memórias” regressa, dia 3 de fevereiro, pelas 21h00, à Biblioteca Municipal da Mealhada, com os contadores Carlos Marques (na foto) e Ana Sofia Paiva, que na sua mala trazem contos, com música, encenação e muito humor.

Este projeto de mediação cultural de pesquisa e de partilha de contos e cantos tradicionais tem como destinatários todos aqueles que gostam de ler e ouvir histórias, recuperando a escuta como momento de partilha fundamental para a comunidade. “Somos dois narradores que gostam de escutar, contar e cantar, mas, acima de tudo, gostam de estar. Partilhamos histórias da nossa tradição oral, recorrendo a formas ancestrais de comunicação como o riso e a música. A palavra é som e a música é história”, explica Carlos Marques.

Carlos Marques iniciou o seu percurso como contador profissional em 2007. Chamou às suas performances narrativas “Mala de Contos” e com esta atravessa todo o país. O seu reportório assenta na reescrita da tradição oral. As suas sessões de contos são caracterizadas pela música, humor e contacto espontâneo com o espectador.

Ana Sofia Paiva graduou-se em teatro e, mais tarde, especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura, na Universidade do Algarve. Paralelamente ao seu trabalho de atriz, dedica-se, desde 2007, à narração de contos, dentro e fora de do país. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.